BGS 2018 | Testamos Sekiro: Shadows Die Twice!

E aí, Joystickers!

Sekiro apresenta uma ambientação fantástica. Imagem: Divulgação

Seguindo com nossa visita pela BGS 2018, experimentamos Sekiro: Shadows Die Twice, o novo jogo da From Software, os produtores da aclamada série Souls. Ainda que produzido pelo mesmo estúdio, a From Software garante que não há proximidade entre os games. Vamos conferir?

O gancho adiciona verticalidade ao game, expandindo as possibilidades de gameplay. Imagem: Divulgação

Em Sekiro, você controla o “lobo de um braço só”. O protagonista é um guerreiro que caiu em desonra, e foi resgatado da morte. Ele acaba se tornando o protetor de um jovem senhor, que foi capturado. Sua tarefa, então, é resgatá-lo de inimigos perigosos, incluindo o clã Ashina. Não foi possível conferir detalhes da história durante a demo.

Imagem: Divulgação

O game é muito bonito, retratando a era feudal do Japão com grande fidelidade. Há bastante vegetação, que acaba se tornando parte importante do gameplay, como falaremos a seguir. A atmosfera é bem mais leve se comparada aos jogos anteriores da produtora, que sempre tiveram uma ambientação bastante pesada e escura.

Imagem: Divulgação

Quando falamos do gameplay, as maiores diferenças entre Sekiro e a série Souls aparecem: para início de conversa, já não há mais estamina durante o combate. Isso, entretanto, não diminui a dificuldade – os inimigos possuem uma IA bastante esperta, e defendem e até mesmo contra-atacam seus golpes, exigindo de você toda a estratégia vista em jogos do estilo. Além disso, há ainda a adição interessante de uma abordagem mais stealth: você pode se agachar e se esconder na grama alta do cenário, para então se aproximar e executar seus inimigos com bastante violência, quando uma pequena mancha vermelha aparece marcando o inimigo. Essa mesma mancha aparece quando você abre a guarda inimiga em combate, podendo executá-lo instantaneamente.

Imagem: Divulgação

A adição mais interessante e diferente de todas é o gancho que o protagonista possui no lugar de sua mão esquerda. Esse foi um dos principais pontos demonstrados durante a apresentação do game na E3 deste ano. Com ele, o game ganha uma verticalidade incrível, e aumenta ainda mais as possibilidades de avançar usando o stealth. A primeira execução da demo já demonstra todo o potencial do uso do gancho e dessa verticalidade, já que do alto de um telhado de uma das construções do local, você deveria travar a mira no inimigo, pular e então atacar no momento em que a mancha vermelha já citada aparecesse.

A alta dificuldade que os jogos da empresa costumam ter também está presente aqui. Imagem: Divulgação

No geral, Sekiro promete ser mais um título de grande sucesso da From Software. A jogabilidade tem seus diferenciais, especialmente em se tratando do gancho e da verticalidade por ele proporcionado, mas a dificuldade ainda se mantém. Isso pode evitar que um público mais amplo seja atraído pelo jogo. Ainda assim, vale a tentativa, já que o game se mostra extremamente caprichado, tanto do ponto de vista de mecânicas e gameplay, como também no visual e no áudio. Sem dúvida será um dos grandes títulos de 2019.

Sekiro: Shadows Die Twice está previsto para ser lançado em 22 de Março de 2019.

 

Post Author: Renan da Silva Dores

Renan é um desenvolvedor de jogos recém-formado pela PUC-SP, e joga desde que se entende por gente. Tem mais afinidade pelos exclusivos da Sony, mas se tivesse dinheiro o suficiente, teria todas as plataformas sem pensar. Ama ler, ouvir música, e é um aficionado por tecnologia, sendo secretamente um replicante (Cyberpunk na veia). Atualmente, dá aulas de inglês enquanto caça uma oportunidade no ramo de jogos.

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