Campus Party 2018 bate recorde de visitantes

Aumento significativo da presença de mulheres nos palcos e entre
os campuseiros foi o grande destaque desta edição

A décima primeira edição da Campus Party Brasil chega ao final, depois de mais de 750 horas de atividades, ostentando grandes resultados: doze mil campuseiros, sendo 8 mil acampados, e mais de 130 mil pessoas presentes na Open Campus, o espaço gratuito do evento, nos seus quatro dias de funcionamento.

Grandes nomes passaram pelos nove palcos do evento nessa edição: Don Tapscott, o papa do Blockchain; o neurocientista Greg Gage e suas baratas cyborgs; Mitch Altman, hacker conhecido por ter inventado o TV-B-Gone, um chaveiro que desliga as TVs em locais públicos; Sharron McPherson, diretora fundadora do consórcio Women in Infrastructure Development & Energy (WINDE); Salvador Bayarri, físico e escritor de ficção científica; e o cartunista criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa.

Aumento do número de campuseiras

Um dos grandes destaques dessa edição foi o aumento da presença feminina no evento. Elas representaram 43% do público presente – em 2015, eram apenas 27% representando este público. O número de palestrantes mulheres também aumentou. “Dobramos o número de palestrantes mulheres e acreditamos que essa é uma tendência sem volta. Como organização, buscamos estimular esse crescimento da participação feminina no universo da tecnologia, trazendo referências que possam inspirar as novas gerações”, complementa Tonico Novaes.

Recorde de público na Open Campus

A presença massiva do público nos quatro dias de funcionamento da Open Campus, espaço de atividades gratuitas da Campus Party, superou todas as expectativas. Ao todo, mais de 130 mil pessoas passaram pelo espaço e puderam conhecer e interagir com projetos e iniciativas na área de Educação; acompanhar uma exposição de projetos culturais ligados à área de tecnologia e robótica; brincar com diversos simuladores de realidade virtual; acompanhar as emocionantes atrações da Arena de Drones; se divertir na Arena Games e ver de perto a Parada Cosplay.

Além disso, os visitantes puderam conhecer 120 startups que participaram do programa Startup & Makers, cujo objetivo é impulsionar e capacitar jovens talentos e empreendedores. As startups 3 Marias, Numenu e Easy Diarista se destacaram na categoria early stage; e as startups iLunja, Aya Tech e Mod Box se destacaram na categoria growth stage. Entre os 40 projetos universitários e acadêmicos apresentados no espaço Campus Future, os destaques foram: Biomimetismo na neurociência, Bluetdah e Garatéa-E.

Inclusão Digital

A CPBR11 também marcou o lançamento do Include, programa idealizado pelo Instituto Campus Party cujo objetivo consiste em criar e montar 10 mil laboratórios de robótica para aproximar jovens (menores de 18 anos) moradores de comunidades carentes da tecnologia em todo o Brasil. “Há alguns anos estamos estudando uma solução para descobrir talentos tecnológicos nas comunidades carentes. Fizemos pesquisas e conhecemos uma série de projetos que tinham a tecnologia como alicerce, tanto no Brasil quanto em outros países, até chegar na formatação do Include”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

O primeiro laboratório foi inaugurado em outubro do ano passado em Canudos, na Bahia. O estado receberá outros cinco neste primeiro semestre – comunidades de Candeia, Federação Engenho Velho (em Salvador), Camaçari, Lauro de Freitas e Cachoeira. Até junho, Natal (RN), Brasília e municípios do norte de Minas Gerais devem receber dez laboratórios de robótica cada um, todos montados com equipamentos de ponta. Já a cidade de Pato Branco (PR) também será beneficiada, com duas unidades a serem inauguradas neste mesmo período. Para este ano, a meta é superar a marca de 50 laboratórios em operação.

Outro fator importante para o sucesso dessa Campus Party foi a visita de autoridades e dezenas de comitivas que vieram de várias partes do país prestigiar o evento. Destaque para a presença do secretário de Inovação e Tecnologia da cidade de São Paulo, Daniel Annenberg, e do Governador do Estado do Rio Grande do Norte, Robinson Farias, que receberá a próxima edição da Campus Party, entre 11 e 14 de abril.

Confira abaixo os principais números da Campus Party Brasil 2018

– Total de campuseiros: 12.000, sendo 8.000 acampados
– Barracas: sendo 5 mil simples e 1.500 duplas
– Média de idade e sexo dos participantes:
Entre 18 e 29 anos – 60%
Mulheres – 43%
Homens – 57%

– Atividades:
Mais de 750 horas de conteúdos
Mais de 870 palestrantes
Cerca de 60 workshops

– Produção e Tecnologia:
Área total do evento – 77.700m²
Cabos UTT – 50.000 metros
Cabos de fibra ótica – 20.000 metros
Velocidade da internet – 40 GBps
Envolvidos na organização – mais de 3.000 pessoas

– Outros Números

Patrocinadores, Apoiadores, Parceiros, Media Partners e Influenciadores – 113 empresas
Universidades – 5

Jornalistas, blogueiros e profissionais de imprensa cadastrados para cobertura – Mais
de 800

– Programa Campus Future

– 40 projetos selecionados para participar do programa

Destaques Campus Future: Biomimetismo na neurociência, Bluetdah e
Garatéa-E.

– Programa Startup & Makers
– Selecionados para a Campus Party Brasil: 120 startups, sendo 60 growth stage, 60 early stage
– Mais de 40 palestras sobre empreendedorismo e inovação

Destaques Startup & Makers:
Growth – iLunga, Aya Tech e Mod Box
Early – 3Marias, Numenu e Easy Diarista

Post Author: GiovanniT

Estudante de jornalismo e gamer desde sempre. Quando criança teve apenas um Dynavision e um PC razoável. A felicidade maior foi quando conheceu a Steam e comprou seu Xbox One. Gamertag/Live: Dukalav

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *