6ª edição do BIG Festival bate recorde de visitantes

Festival teve grande participação de jogos brasileiros e membros da indústria criativa

Cerca de 30 mil pessoas circularam pelo BIG Festival em 2018, estabelecendo um novo recorde de público para o maior festival de jogos independentes da América Latina. O evento aconteceu entre os dias 23 de junho e 1º de julho em São Paulo, no Centro Cultural São Paulo, e no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Oi Futuro.

A nova vertical do festival, o BIG Dia da Música, atraiu público de cerca de 5 mil pessoas, em mais de 100 shows que aconteceram no sábado, 30 de junho, em 26 palcos espalhados pela cidade de São Paulo.

“É muito importante para nós esse sucesso de público”, diz Gustavo Steinberg, diretor do BIG Festival. “Isso mostra o interesse da comunidade e da indústria quando se trata de desenvolvimento de jogos no Brasil. Se considerarmos os games finalistas da premiação, Panorama Brasil, jogos de estudantes brasileiros e BIG Brands, tivemos um total de 50 jogos brasileiros em exposição (57% dos jogos de todo evento). Isso ajuda a posicionar nosso país como hub internacional de negócios para jogos independentes na América Latina”, completa.
Na área business, onde aconteciam as Rodadas de Negócios, foram realizadas 2.200 reuniões entre desenvolvedores e investidores, com a participação de 428 empresas, de 29 países e 850 profissionais de toda indústria criativa. Pela primeira vez, o BIG reuniu membros do mercado de games para discutir as tendências deste setor e também para abrir espaço para trocas de informações e negócios entre outras áreas da economia criativa, como música, cinema, TV, mercado editorial e publicidade.
Assim como na edição passada, o BIG recebeu delegações de empresas chinesas interessadas em conhecer a produção nacional de jogos. A China é um dos principais mercados de games do mundo. Segundo pesquisa da Newzoo, o país irá faturar 37,9 bilhões de dólares até o final de 2018, tornando a região como a primeira quando se trata de mercado de jogos.

Vencedores 2018

Com 646 games inscritos de 53 países – 420 só de desenvolvedores brasileiros-, o evento selecionou 57 para as categorias do festival. O grande vencedor da cerimônia foi o game estratégico Frostpunk, desenvolvido pela polonesa 11 bit Studios. Entre os games nacionais, No Heroes Here, do estúdio paulistano Mad Mimic Interactive, ganhou tanto como Melhor Jogo Brasileiro quanto como Voto Popular, prêmio escolhido pelos visitantes do festival.

Alguns números desse ano:

  • Aproximadamente 30 mil visitantes no BIG Festival 2018
  • Mais de 5 mil público do BIG Dia da Música
  • 2,2 mil reuniões de negócios
  • 646 Jogos inscritos
  • 53 países enviaram jogos ao BIG Festival
  • 50 jogos brasileiros estiveram jogáveis no festival (entre finalistas e contemplados no Panorama Brasil)
  • 181 palestras. As principais podem ser vistas no canal do BIG Festival no Youtube
  • Mais de 360 Participantes  Internacionais
  • 154 Shows no BIG Dia da Música

BIG Festival 2019

Com tamanho sucesso da edição 2018, o BIG Festival confirma sua edição para o ano que vem! O BIG Festival 2019 acontecerá de 22 a 30 de junho. No BIG 2018 foi montado um ponto de recebimento de sugestões, elogios e críticas para as próximas edições. Traremos o melhor do BIG Festival no ano que vem, com grandes novidades e surpresas.


Release enviado pela Theogames

Post Author: Gustavo Biazoli

Gustavo Biazoli é editor de vídeo profissional e gamer desde criança. Seu primeiro console foi o incrível Master System, seguido do SNES e um PSOne, onde seu amor pelos games realmente floresceu. Gamertag/ PSN ID: 'GBiiazoli'

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *