Documentário “1983: O Ano dos Videogames no Brasil”
Mil novecentos e oitenta e três fez parte do que se convencionou chamar de “a Década Perdida”, a qual ficou marcada como uma época de forte recessão, inflação e dificuldade para quem era adulto e tinha responsabilidades, mas também se mostrou muito interessante para crianças e adolescentes. O videogame, enquanto nova forma de brinquedo e entretenimento, chegou com praticamente sete anos de atraso em relação ao mercado que o inventou, então, muita coisa aconteceu em nosso país em um curtíssimo período de tempo. Em outras palavras, fatos que levaram anos nos Estados Unidos, aconteceram em – comparativamente – um piscar de olhos no Brasil. Isto, para o melhor ou para o pior, propiciou uma vivência ímpar para quem gostava de jogos eletrônicos e, graças a algumas políticas restritivas da época no Brasil, como a Reserva de Mercado, os games foram igualmente uma experiência interessante a quem os produzia e vendia. Aquele foi um momento único em termos comerciais e culturais, um momento que carregava o frescor da novidade.
Procurando registrar estes acontecimentos, o pesquisador e autor Marcus Garrett, após muita pesquisa e contato com personalidades envolvidas na história, escreveu e publicou livros sobre o tema. As obras em questão serviram de base para que, com a ajuda da produtora ZeroQuatroMídia e do profissional Artur Palma, Marcus produzisse um documentário, por meio de Crowdfunding (financiamento coletivo), em que pôde ouvir, da boca de quem trouxe os videogames ao Brasil, a história de como tudo aconteceu, além de “causos” curiosos e engraçados. Entre outras coisas, o filme mostra em quais termos os primeiros videogames foram lançados, como as empresas nacionais se envolveram e desenvolveram suas ideias e estratégias, de que modo foi a aceitação por parte dos consumidores e mais! De fato, a produção conversou com mais de 40 entrevistados, inclusive pessoas de outros estados como Ceará, Santa Catarina, Bahia e Paraná, tudo para que o foco não fosse apenas o eixo Rio-São Paulo.
Confira dois teasers do projeto. Um mostra pessoas da Indústria, outro mostra quem vivenciou a chegada dos videogames, os “jogadores”:
Teaser #1 (pessoas da Indústria):
Teaser #2 (os “jogadores”):
Serviço:
A estreia acontecerá no dia 16 de setembro às 14 horas no MIS – Museu da Imagem e do Som. Embora a entrada seja franca, é recomendável chegar 1 hora antes da sessão, ou seja, às 13 horas, para a retirada de ingressos (“senhas”) na bilheteria. O MIS é situado à Av. Europa, 158, Jd. Europa, e fica próximo à estação Fradique Coutinho do Metrô (Linha Amarela).
Haverá também uma exposição jogável de videogames, bem como livros do autor Marcus Garrett estarão à venda no local por um preço promocional.
Joystick Terrível estará no evento, conferindo tudo de perto
Release enviado pela ZeroQuatroMídia