Após sucesso em 2017, competição retorna com mudanças no formato e novas equipes; oito clubes buscam o título de melhor time do país a partir do dia 11 de março; as partidas serão transmitidas ao vivo às 18h pelo sportv e canais oficiais da Ubisoft eSports
Acabou a espera. A Ubisoft anunciou a realização da temporada 2018 do Brasileirão Rainbow Six (BR6), Campeonato Brasileiro de Tom Clancy’s Rainbow Six Siege. Sucesso em 2017, a competição retorna com novidades e reunirá os grandes nomes do cenário nacional em disputas presenciais do mais alto nível competitivo. Uma das maiores potências da modalidade, o Brasil conta com mais de 1 milhão e meio de jogadores de Rainbow Six Siege, além de grande engajamento e audiência dos fãs de eSports. O público poderá acompanhar todas as partidas ao vivo nos canais oficiais da Ubisoft eSports no Twitch e YouTube, e também no sportv a partir do dia 11/03, às 18h. Já a final será transmitida nos canais SporTV.
Com mudanças no formato e novas equipes, a temporada 2018 do torneio terá início no próximo domingo (11), e, novamente, será disputada de forma presencial. Assim como em 2017, as partidas serão realizadas em estúdio localizado em São Paulo (SP), especialmente preparado para receber os jogos do BR6, sempre aos domingos.
A temporada 2018 contará com oito equipes: FaZe Clan, Black Dragons, YeaH! Gaming, Team One, Team Liquid, Bootkamp, BRK eSports e Red Canids Corinthians.
Tradicional no cenário, a Black Dragons ficou com o vice-campeonato da temporada de 2017 do BR6, enquanto a Team Fontt, atual FaZe Clan, foi a grande campeã do ano passado. Ambas as equipes chegam novamente forte à disputa, e buscam mais uma conquista nacional.
Em meio à expansão do cenário, organizações estrangeiras entraram no mercado brasileiro. FaZe Clan e Team Liquid, dos Estados Unidos, são clubes tradicionais dos e-sports que adquiriram line-ups brasileiras e querem obter espaço no Brasil. A FaZe será representada pela antiga line da Team Fontt, enquanto a Team Liquid adquiriu a vaga do Mopa Team. Além da dupla, Red Canids Corinthians, YeaH Gaming!, Team One e Bootkamp são outras novidades na competição.
A fórmula de disputa do torneio também mudou. Em 2018, o Brasileirão Rainbow Six será em pontos corridos na primeira fase. As oito equipes se enfrentarão, em turno único, totalizando sete rodadas – Round Robin. Nesta fase, a vitória valerá três pontos, enquanto o perdedor sairá zerado. Os jogos serão disputados no formato Melhor de um Mapa (MD1).
Os playoffs irão reunir os quatro melhores classificados da primeira fase e serão disputados em formato “Escalada” – com embates em Melhor de 3 Mapas (MD3). A única equipe classificada diretamente para a decisão final é a que garantir a liderança da etapa inicial de pontos.
O Playoff Game 1 terá o encontro entre o terceiro e quarto colocados da fase inicial. Já o Playoff Game 2 será disputado entre o vencedor do Playoff Game 1 e o segundo colocado da primeira fase. O ganhador desta etapa estará na final diante do líder da fase de classificação para disputar o título do Brasileirão.
Já o rebaixamento será disputado no Relegation também em formato “Escalada”. Os quatro times com menor pontuação na fase inicial tentarão a permanência na elite da competição. No Relegation Game 1, quinto e sexto lugares vão se enfrentar. O perdedor terá que disputar o Relegation Game 2, diante do sétimo colocado. Pelo Relegation Game 3, o perdedor do jogo anterior enfrentará o oitavo, e último, colocado da fase inicial. Após esse confronto, o derrotado disputará o Final Relegationcontra o campeão da Série B do Brasileirão Rainbow Six 2018 para decidir a permanência na elite da competição.
Em 2017, o campeonato foi encerrado com chave de ouro. Mais de 200 mil espectadores acompanharam a final entre Team Fontt e Black Dragons, sediada na Comic Con Experience, maior evento de cultura pop do mundo. O palco e as datas dos playoffs do Brasileirão Rainbow Six 2018 serão anunciados em breve.
Na abertura do torneio, no domingo (11), a Red Canids Corinthians enfrentará a FaZe Clan, às 18h00. Na sequência, Black Dragons e BRK e-Sports disputarão a segunda partida da fase de pontos corridos.
Abaixo a descrição de cada uma das oito equipes participantes do Brasileirão Rainbow Six 2018:
FaZe Clan: Estreante no cenário brasileiro de Rainbow Six: Siege, mas um nome de peso internacional nos e-sports. A equipe norte-americana, que contratou a line-upda Team Fontt, atual campeã do BR6, chega ao Brasil pensando em títulos.
Black Dragons: A Black Dragons acumula títulos nacionais e uma legião de fãs que acompanham suas partidas. A equipe liderada por Nicolle “Cherrygumms” Merhy, uma das personalidades mais conhecidas dos eSports nacional, mantém sua formação que foi vice-campeã mundial na última edição da Rainbow Six Pro League e semifinalista do Six Invitational 2018.
YEAH! Gaming: A equipe fundada por FalleN, coldzera, TACO, Apoka, zews e Dead faz sua estreia no BR6. A line-up de Rainbow Six conta com ex-integrantes da paiN Gaming, como Guilherme “Revo1tz” Constancio e David “Spawnsss” Couto, além novos integrantes, como Igor “igoorctg” dos Santos, contratado para o cargo de técnico e jogador reserva do time.
Team One: A Team One, organização que ganhou destaque em outras modalidades dos eSports no Brasil chega ao competitivo de Rainbow Six com contratações da antiga line-up da Encore eSports, semifinalista da última edição do Brasileirão, como Dimas “Pânico” de Abreu e João “Vision” Giordani.
Team Liquid: Em sua primeira participação no BR6, a Team Liquid já entra com status de uma das principais candidatas a levantar o troféu de campeã. A equipe conta com nomes de destaque da modalidade no Brasil, como Leo “Zigueira” Duarte, André “Nesk” Oliveira e Thiago “Sexxycake” Silva.
BootKamp: A BootKamp apostou em nomes experientes do cenário competitivo para ter sucesso em sua primeira participação no Brasileirão. A line-up possui jogadores como José Henrique “Sseiiya” Sanchez, ex-NoX Gaming, Eduardo “Dudds” Torassi, ex-INTZ, e Vitor “Intact” Janz, ex-Merciless Gaming.
BRK E-Sports: Para esta edição do Brasileirão Rainbow Six, a formação da BRK E-Sports apresenta novidades. Destaque para as chegadas de Jaime “Cyb3r” Ramos e Matheus “pX” Freire, ambos ex-jogadores da Merciless Gaming.
Red Canids Corinthians: Em busca de expandir ainda mais suas atividades nos e-sports, a Red Canids Corinthians, que recentemente fechou parceria com um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, entra no Brasileirão Rainbow Six com uma line-up promissora. A experiência de Rafael “GeRe” Torres, ex-paiN Gaming, é uma das apostas para o sucesso do time em sua primeira competição.
Cronograma de jogos do Brasileirão Rainbow Six
Semana #1 Domingo, 11/3
18h- Red Canids Corinthians x FaZe Clan
19h- Black Dragons x BRK eSports
Semana #2 Domingo, 18/3
18h- YeaH! Gaming x Bootkamp
19h- Team One x Team Liquid
Semana #3 Domingo, 25/3
18h- Bootkamp x Team One
19h- Team Liquid x Red Canids Corinthians
Semana #4 Domingo, 01/4
18h- BRK eSports x YeaH! Gaming
19h- FaZe Clan x Black Dragons
Semana #5 Domingo, 08/4
18h- Team One x BRK eSports
19h- YeaH! Gaming x FaZe Clan
Semana #6 Domingo, 15/4
18h- Red Canids Corinthias x Black Dragons
19h- Team Liquid x Bootkamp
Semana #7 Domingo, 22/4
18h- Black Dragons x YeaH! Gaming
19h- BRK eSports x Team Liquid
Semana #8 Domingo, 29/4
18h- FaZe Clan x YeaH! Gaming
19h- Bootkamp x Red Canids Corinthians
Semana #9 Domingo, 06/5
18h- Bootkamp x BRK eSports
19h- Black Dragons x Team One
Semana #10 Domingo, 27/5
18h- FaZe Clan x Team Liquid
19h- Red Canids Corinthians x YeaH! Gaming
Semana #11 Domingo, 3/6
18h- BRK eSports x Red Canids Corinthians
19h- YeaH! Gaming x Team One
Semana #12 Domingo, 10/6
18h- Black Dragons x Team Liquid
19h- FaZe Clan x Bootkamp
Semana #13 Domingo, 22/6
18h- Team Liquid x YeaH! Gaming
19h- Red Canids Corinthians x Team One
Semana #14 Domingo, 29/6
18h- Bootkamp x Black Dragons
19h- BRK eSports x FaZe Clan
Rainbow Six Pro League terá inicio no dia 14 de março
Além do Brasileirão Rainbow Six, inicia-se também na próxima semana a sétima temporada da Rainbow Six Pro League. Uma das principais competições profissionais da modalidade, a Rainbow Six Pro League é disputada em duas fases: uma fase de pontos e online com equipes divididas em 4 regiões (América do Norte, Europa, América Latina e Ásia-Pacífico), e um fase final eliminatória e presencial entre as 8 melhores equipes do mundo (duas de cada região). As equipes brasileiras, que disputam a fase de pontos dentro da região da América Latina, fazem a sua estreia no dia 14 de março. A transmissão dos jogos será ao vivo, sempre às quartas-ferias, a partir das 18h, com narração em português, nos canais da Ubisoft eSports no Twitch e no YouTube.
Novo calendário competitivo de Rainbow Six
Depois de dois anos de sucesso, a Ubisoft anunciou o novo calendário de competições profissionais de Tom Clancy’s Rainbow Six Siege, que entrará em vigor em junho de 2018 e foi designado com o intuito de ajudar no crescimento do cenário competitivo do jogo.
A primeira mundança anunciada é a criação de dois Majors: “Six Invitational” e “Six Major Paris”. Os Majors são eventos competitivos presenciais que reunem as 16 principais equipes do mundo e as maiores premiações do cenário competitivo de Rainbow Six.
Além dos Majors, a Ubisoft também anunciou a mudança de formato da Rainbow Six Pro League. Após uma transição na sétima temporada, a Pro League será disputada anualmente em duas temporadas de seis meses a partir de junho de 2018.
E por fim, o Brasileirão Rainbow Six também adotará novo calendário com disputas anuais de junho a setembro (modelo europeu) a partir da temporada 2019, que inicia em setembro de 2018.
Veja o calendário completo de competições na imagem abaixo.