E aí, Joystickers! Tudo certo?
No dia 30 de agosto de 2018, a Samsung realizou um evento em São Paulo para apresentar o novo integrante da família Galaxy Note, e o JT esteve lá para conferir tudo de perto.
Durante a apresentação liderada pelo presidente, Chang Hoon Yoon, e o vice-presidente, Antonio Quintas, da Samsung Brasil, reforçou-se a presença da empresa no país, seguido do lançamento dos novos aparelhos da coreana, o Galaxy Note 9 e o relógio Galaxy Watch, junto a uma linha de acessórios que irão complementar a experiência oferecida pelo celular.
Mesmo tendo grande foco na produtividade, o Galaxy Note 9 apresenta um novo sistema de resfriamento que utiliza um grande dissipador de cobre, cujo interior oco possui ainda uma pequena quantidade de água que ajuda o celular a dissipar o calor do processador de forma mais rápida, permitindo que seu desempenho seja mantido por mais tempo, o que significa jogatinas mais longas com mais qualidade e mãos menos quentes.
E falando em jogatinas, a Samsung continua com a parceria junto à Epic Games, com o traje “Galaxy” de Fortnite, exclusivo para donos do novo top de linha da Samsung. Os aparelhos da empresa ainda estão entre os únicos compatíveis com a versão mobile do Battle Royale de grande sucesso. A Samsung reforçou sua intenção de oferecer o Note 9 não apenas para empreendedores e estudantes, que utilizam o aparelho justamente como uma central de produtividade, mas também para gamers, que desejam extrair o melhor dos jogos mobile, cada vez mais exigentes.
O novo sistema de resfriamento foi essencial até para a mudança ocorrida no Samsung Dex, uma feature dos mais recentes aparelhos da coreana que permite aos usuários transformá-los em um computador, podendo até mesmo conectar um mouse e um teclado. Nas gerações anteriores, uma base munida de um cooler era necessária, para impedir que o aparelho sobreaquecesse. Desta vez, você precisa apenas de um adaptador USB-C para HDMI. Mouse e teclado podem ser conectados via Bluetooth, e futuramente há a possibilidade de jogar títulos mobile usando esses periféricos, desde que haja compatibilidade no game que deseja jogar.
Outra grande novidade é a nova funcionalidade da S Pen, a caneta stylus que acompanha o aparelho. Agora, além de poder escrever notas, desenhar, traduzir trechos específicos de textos e selecionar áreas da tela que desejar, ainda é possível usá-la como um controle remoto, seja para uma apresentação de slides, para tirar fotos, para pular músicas, entre outras funções. A caneta possui um pequeno capacitor, que funciona como uma espécie de bateria bem simples, com autonomia de 30 minutos, ou de 200 cliques do botão presente no equipamento, que pode ser carregado em 40 segundos, ao guardar a S Pen em seu compartimento. A Samsung deixou essa função aberta, de modo que qualquer desenvolvedor possa se utilizar dela.
O último grande destaque do top de linha é o conjunto de câmeras, ambas de 12 MP. Segundo a Samsung, o Note 9 se utiliza de inteligência artificial para analisar a cena e aprimorar o resultado final das fotos, algo muito utilizado pelos top de linha mais recentes. Além disso, a câmera principal possui uma abertura variável, que vai de f/1.5 a f/2.4 de acordo com a luz do ambiente. Quando há muita luz, a abertura diminui, chegando a f/2.4. Em cenários mais escuros, como os noturnos, a abertura aumenta para f/1.5, permitindo que mais luz entre no sensor, lembrando que quanto menor o número nesse caso, mais luz é captada pela câmera. A câmera frontal é composta de um sensor de 8 MP, com uma abertura generosa de f/1.7, algo um tanto incomum mesmo em aparelhos mais caros.
Além do novo Note, a Samsung ainda anunciou um novo relógio inteligente, o Galaxy Watch, e uma linha de acessórios para o celular. O relógio chega em dois tamanhos, 42mm e 46mm, e chega no mês de setembro, junto com o Note 9. Em relação aos acessórios, temos não apenas um carregador sem fio duplo, no qual é possível carregar o celular e o relógio simultaneamente, como também uma série de cases com várias funcionalidades, como um apoio para o aparelho, espaço para guardar cartões e até mesmo LEDs para visualizar notificações sem abrir a case.
O Galaxy Note 9 chega ao Brasil em duas versões: 6GB de RAM e 128GB de Armazenamento, e 8GB de RAM e 512GB de Armazenamento. Disponível nas cores preto, azul e cobre, com a versão de 512GB exclusivamente na cor cobre, ambas as versões são equipadas com Snapdragon 845, o processador que equipa todos os aparelhos mais caros lançados ultimamente, tela super AMOLED de 6.4 polegadas e resolução QHD+ e suporte a cartões Micro SD de até 2TB. O início da pré-venda está previsto para o dia 31 de Agosto, com a versão mais básica custando R$5.499,00, sendo disponibilizada em todo o varejo a partir do dia 14 de Setembro e a versão mais potente chegando aos R$6.499,00 e disponibilizado a partir do dia 28 de Setembro. Abaixo você confere mais fotos do evento e dos lançamentos do dia.