Especial E3 – Os Momentos Mais Marcantes

E aí, Joystickers!

Estamos chegando naquela época do ano em que o hype começa a subir, já que um dos maiores eventos de games do ano está prestes a se iniciar: a Eletronic Entertainment Expo, ou, como é mais conhecida, a E3. As maiores empresas de desenvolvimento realizam conferências, e seus grandes lançamentos costumam ser reservados para este momento. Pode-se dizer que a E3 tem o mesmo impacto que uma Copa do Mundo, ou de uma Olímpiada. É um momento de união, em que desenvolvedores, jornalistas e jogadores param por uma semana para acompanhar o que está por vir nessa indústria que tanto amamos.

Imagem: Polygon

A feira teve seu início no ano de 1995, quando os desenvolvedores da época decidiram se reunir em um evento completamente dedicado aos videogames. Anteriormente, os anúncios eram feitos na Consumer Eletronics Show, ou CES, um evento de tecnologia que ocorre sempre no início do ano. Havia, porém, muita reclamação do tratamento que os jogos recebiam, e dessa centelha surgiu a E3. Nesses 23 anos de existência, a feira cresceu cada vez mais, deixando de ser um evento fechado para jornalistas e desenvolvedores para ser aberto ao público em geral. O advento da internet e dos diversos avanços da tecnologia, bem como do surgimento de eventos próprios das grandes desenvolvedoras, fazem muitas pessoas se questionarem da importância real da E3, mas é inegável que ela ainda exerce um grande impacto na indústria, já que mesmo os eventos dedicados ocorrem na mesma semana. De qualquer forma, , e o JT não poderia ficar de fora dos preparativos para este grande evento. Neste artigo, Herbert Viana, Gustavo Biazoli e eu reunimos seis momentos que mais nos marcaram nessas duas décadas em que a E3 acontece. Apertem os cintos, lá vamos nós!

Herbert – O Anúncio de Grand Theft Auto IV – E3 2006

Os jogos da série Grand Theft Auto sempre tiveram um grande prestígio no PlayStation e PlayStation 2. Os títulos que foram lançados para o primeiro Xbox só chegavam a plataforma meses depois do seu lançamento. A E3 de 2006 representou um marco histórico na relação existente entre a Rockstar Games e a Microsoft.





Já com alguns meses de mercado, o Xbox 360 precisava mostrar grandes títulos para atrair a atenção de novos jogadores. Foi então que Peter Moore, um dos diretores da marca Xbox na época, anunciou para o público o lançamento de Grand Theft Auto IV de um modo inusitado: através de uma tatuagem no seu braço esquerdo. Esta seria a primeira vez que um título da série GTA chegaria a um console da Microsoft na data do seu lançamento mundial. Vale lembrar que Moore já havia feito algo semelhante em 2004, quando também por meio de uma tatuagem o executivo revelou a data de lançamento de Halo 2.

O Anúncio do Xbox One – E3 2015

O anúncio do Xbox One foi um verdadeiro desastre! Exigência do console sempre estar conectado a internet para que fosse possível jogar algo, não possibilidade de emprestar jogos usados… Depois de tantas polêmicas, Don Mattrick acabou saindo da Microsoft e Phil Spencer assumiu o comando da divisão Xbox. Aos poucos o Xbox One foi tomando novos rumos, atendendo pouco a pouco os pedidos da comunidade. O momento mais marcante desse “renascimento” do X-One foi o anúncio da retrocompatibilidade com o Xbox 360, que levou à loucura a plateia que assistia a conferência da Microsoft na E3 2015.




E a Microsoft foi além! Na E3 de 2017 foi anunciado a retrocombatibilidade com o primeiro Xbox. O console que até então era cheio de restrições, acabou se tornando o mais “aberto” da 8ª geração.

Gustavo – O Anúncio de Gears of War 3

Acho que 2010 foi o ano da minha primeira experiencia com a E3 de verdade. Antes disso apenas lia sobre a feira em revistas e blogs, sem entender direito do que se tratava realmente. Em 2010 acompanhei tudo em tempo real. Assisti as conferências, fiquei empolgado com os trailers e as demos apresentadas. E Gears of War 3 foi o motivo por ter escolhido o Xbox 360 como console principal naquela geração, mais especificamente essa demo apresentada por Cliff Bleszinski, considerado o pai da série, no palco na Microsoft.

https://www.youtube.com/watch?v=cZ5vImtv5-k

Além do upgrade visual, a demo apresentou diversas mudanças no terceiro título da franquia. Um mundo ainda mais devastado, novos inimigos, cooperação com mais 3 amigos. Aquele foi um grande ano, com diversos anúncios que marcaram a industria e Gears 3 foi mais do que especial para mim.

O Anúncio de God of War (PS4) – E3 2016

A conferência se iniciou com uma orquestra tocando ao vivo. A música e toda a apresentação foi primorosa e essencial para o clima do anúncio que viria a seguir. Vídeo na tela. Vemos um garoto com vestes claramente antigas, brincando com dois bonecos aparentemente artesanais no chão. Na casa ao fundo ouve-se um grito: “Boy! BOY!!!”. O garoto se aproxima. Após um pequeno dialogo, o dono da voz até então misteriosa se revela das sombras: Kratos! E a plateia vai a loucura. Eu inclusive, a milhares de milhas de distância, assistindo ao vivo em meu quarto.




O anúncio do novo God of War não foi importante para mim por ser um grande fã da série ou saber que seria um jogo espetacular desde o início, mas por provar mais uma vez para mim o quanto eu amo essa mídia eletrônica. Kratos sair das sombras me empolgou. Me fez pular da cadeira. Me fez desacreditar por alguns segundos se aquilo tudo era real. Foi tudo tão perfeito. A orquestra ao vivo. O gameplay gradativo, começando calmo e finalizando de forma épica. Tudo era tão novo. Havia várias perguntas no ar. Mas Kratos estava de volta. Mesmo com a barba longa, a voz cansada, o machado mágico, o cenário e gameplay diferente… Era Kratos. Dava para sentir.

Começou e terminou de forma espetacular. O jogo não tinha uma demo na feira, nem data prevista de lançamento. Foi nos dado apenas uma promessa. Mas no final das contas, não importava se iria demorar para ter o jogo em mãos ou muito menos se tinha um PS4 no momento. Essa sensação me fez lembrar do porque ficamos tão ansiosos para a chegada do mês de junho todo o ano. Do porque contamos o minuto para o inicio de determinada conferência. Me fez lembrar da importância que a E3 tem e da sensação que ela pode proporcionar.

Renan – O Anúncio de Watch Dogs – E3 2012

Na E3 2012, a Ubisoft anunciava o jogo que mais receberia Hype – e, posteriormente, ódio – dentre os títulos que já anunciou. A desenvolvedora estava em alta, e havia muita curiosidade sobre o que viria a seguir. Foi então que no final da apresentação, como uma surpresa, Watch Dogs foi anunciado. Todos foram surpreendidos pelo game, bem como pela qualidade que apresentava. As partículas, a jogabilidade, as mecânicas. O jogo trouxe diversas promessas, como resolver missões do seu jeito, além de poder hackear praticamente tudo a sua volta.




Infelizmente, o jogo final se mostrou ser bem diferente do prometido. Hackear era algo bastante limitado, e os gráficos e jogabilidade apresentados pelo game eram bem aquém do esperado. Watch Dogs não era um jogo exatamente ruim – apresentava, sem dúvidas, diversos problemas, mas ainda proporcionava certa diversão. Seu maior ponto fraco foi o hype causado por seu anúncio.

Imagem: MarginMedia

O impacto foi tão grande que muitos perderam a confiança nos anúncios da Ubisoft, e diversas discussões acerca do Hype e das expectativas que os anúncios das grandes produtoras geram se estenderam por muito tempo. Mesmo com o resultado desasatroso, não dá para negar que esse anúncio foi muito marcante, especialmente para mim. Era a primeira E3 que acompanhei ao vivo pela internet, e ver um anúncio de tamanho calibre me deixou extremamente animado.

O Anúncio de Kingdom Hearts III – E3 2015

Durante minha pré-adolescência, meu PS2 era meu maior companheiro. E o jogo que praticamente nunca saiu do leitor do console era Kingdom Hearts II. O RPG de ação foi um dos títulos mais impressionantes que já joguei, tendo zerado por diversas vezes (e cá estou mais uma vez zerando, dessa vez no PS4). A sequência do crossover de Final Fantasy e Disney da Square Enix era um dos títulos mais aguardados por mim. Infelizmente, com a chegada do PS3, eu e todos os fãs da série ficamos a ver navios. Já sem esperanças, depois de 10 anos, a produtora japonesa nos surpreende com o trailer abaixo.




O tom urgente, os mundos e as habilidades são um verdadeiro deleite para os órfãos das aventuras de Sora. Ver os personagens que fizeram parte de um momento importante da minha vida, crescidos e enfrentando novos desafios, foi fantástico, e devo ter assistido este trailer no mínimo cinco vezes! Infelizmente, ainda estamos no aguardo de mais novidades do título, e espera-se que ouçamos mais sobre o terceiro game principal da saga este ano, bem como termos informações acerca de uma janela de lançamento. Que assim seja!

E o que está por vir?

As últimas semana foram repletas de novos anúncios e vazamentos, que têm trazido a sensação de que o evento já começou há um bom tempo. Novidades têm saído aos montes, e fica o questionamento: Ainda existem surpresas para a E3 desse ano? Façam suas apostas! E você leitor? O que está esperando ver neste ano? Acha que teremos algum anúncio que nos fará ficar de cabelo em pé? Fique de olho no JT para saber de todas as novidades!

Post Author: Renan da Silva Dores

Renan é um desenvolvedor de jogos recém-formado pela PUC-SP, e joga desde que se entende por gente. Tem mais afinidade pelos exclusivos da Sony, mas se tivesse dinheiro o suficiente, teria todas as plataformas sem pensar. Ama ler, ouvir música, e é um aficionado por tecnologia, sendo secretamente um replicante (Cyberpunk na veia). Atualmente, dá aulas de inglês enquanto caça uma oportunidade no ramo de jogos.

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