Brasileiros representaram 30% da audiência global e transmissão brasileira acumulou mais de seis milhões de visualizações.
O Six Invitational 2019, campeonato mais importante de Rainbow Six Siege, aconteceu entre os dias 11 e 17 de fevereiro, em Montreal, no Canadá, e trouxe um dado interessante para o Brasil. O país teve a maior audiência global durante a competição.
No total, o campeonato organizado pela Ubisoft ultrapassou 22 milhões de visualizações no mundo, sendo que os brasileiros representaram 30% desta audiência. Foram mais de 6 milhões de visualizações e 2 milhões de horas assistidas somente na transmissão em português do Brasil. Estados Unidos e Japão obtiveram 15% cada. O evento quebrou o recorde do Six Invitational em 2018, que havia registrado 5,65 milhões de visualizações nos canais do Rainbow Six Esports Brasil no Twitch e no Youtube.
A terceira edição do torneio reuniu as 16 melhores equipes do cenário competitivo de Rainbow Six na atualidade na disputa pela premiação total de US$ 2 milhões, a maior da história do jogo. O campeonato consagrou os europeus da G2 Esports. Eles conquistaram o título após derrotarem os russos da Team Empire na grande decisão, que também foi transmitida pelo SporTV.
Chamado por muitos de “o país do Rainbow Six”, o Brasil foi o território com maior número de jogadores presentes na competição. Team Liquid, Immortals, FaZe Clan e Ninjas in Pyjamas foram as quatro representantes brasileiras. Durante os sete dias de disputa, o público mostrou a força do Rainbow Six no Brasil, transformando a transmissão brasileira na Twitch na mais vista depois do canal oficial em inglês – além do inglês e do português, o Six Invitational foi transmitido em mais de dez idiomas.
Depois da eliminação precoce de FaZe, Immortals e NiP na fase grupos, a Team Liquid se classificou para os playoffs do torneio, mas caiu nas quartas de final para a Team Empire. O jogo disputado entre russos e brasileiros na última sexta-feira (15) atingiu o pico de 73 mil espectadores simultâneos nos canais oficiais brasileiros que, no mesmo dia, registraram cerca de 370 mil horas assistidas pelo público. “O jogo tem despertado a paixão nos brasileiros. Apesar da baixa performance das equipes brasileiras no Six Invitational 2019, os números mostram o quanto o público brasileiro é apaixonado pelo Rainbow Six e pelo seu cenário competitivo. Crescendo sempre em audiência e representatividade, a modalidade tem atraído cada vez mais interesse dos torcedores, que querem assistir à disputa em si, não exclusivamente uma equipe ou outra. Hoje, são mais de 2 milhões de jogadores espalhados pelo país, o que reforça ainda mais a expressão de que o Brasil é o país do Rainbow Six”, ressalta Marcio Canosa, diretor de eSports da Ubisoft para América Latina. No entanto, a aumento da popularidade do Rainbow Six no Brasil não é uma surpresa. O cenário profissional do jogo é cada vez mais disseminado e observou em 2018 um ano de afirmação. Além de conquistar pela primeira vez o título mundial da modalidade com a Team Liquid, o país presenciou a entrada de grandes organizações estrangeiras e foi sede das finais da oitava temporada da Pro League, disputada na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro.
O Brasileirão Rainbow Six é um dos responsáveis por colocar o cenário brasileiro em evidência. Organizado pela Ubisoft, o campeonato reúne as oito melhores equipes do país em jogos presenciais disputados na Live Arena, em São Paulo. Em 2018, a competição trouxe novidades em seu formato e adotou temporadas mais longas, seguindo os moldes europeus de calendário competitivo. “Agora, as equipes voltam ao Brasil com o objetivo do título do Brasileirão de 2019, que terá a grande final em julho. Com o nosso novo calendário do campeonato nacional, as partidas acontecem todas as semanas, o que trouxe uma aproximação ainda maior com os fãs do jogo. Além disso, os jogos presenciais são muito importantes para o cenário. Uma prova desse engajamento do torcedor foi a Arena Olímpica lotada em novembro do ano passado, quando o Brasil recebeu as finais mundiais da Pro League.
Todos os jogadores e torcedores, principalmente os estrangeiros, ficaram impressionados com tamanha receptividade”, completa o diretor. Após o Six Invitational e a pausa para a janela de transferências, o Brasileirão Rainbow Six retorna no dia 10 de março. Na ponta da tabela está Team Liquid, com 15 pontos. A segunda colocada é a FaZe, com 13.
A decisão da competição está marcada para o dia 28 de julho. Já a Pro League tem seu retorno marcado para o dia 13 de março. Ambos os campeonatos são transmitidos pelos canais oficiais do Rainbow Six Esports Brasil na Twitch e no Youtube.