Após conquista brasileira na última edição, equipes tentam manter o título no país; evento para mais de 20 mil pessoas será na Jeunesse Arena, no Parque Olímpico
As disputas da região latino-americana da Rainbow Six Pro League chegaram ao fim, com emoção até o último instante. O público conheceu, nesta quarta-feira (24), as duas representantes brasileiras das finais mundiais do campeonato, que acontecerão na Jeunesse Arena, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18 de novembro: FaZe Clan e Immortals.
Mais seis equipes de outras três regiões (América do Norte, Europa e Ásia/Pacífico) participarão da etapa decisiva. Cinco delas já definidas: Evil Geniuses e Rogue (América do Norte), Nora Rengo e Fnatic (Ásia-Pacífico) e G2 Esports (Europa). Nesta quinta-feira, Mockit Esports, Team Secret e Millenium disputam a última vaga da Europa.
A FaZe Clan, campeã regional pela segunda vez consecutiva, garantiu uma das vagas com duas rodadas de antecedência. Já
a Immortals precisou esperar até os últimos momentos da primeira fase para comemorar seu lugar nas finais mundiais. Quem não teve motivos para celebrar foi a Black Dragons, que acabou rebaixada para a divisão de acesso do torneio. E a paiN Gaming, sétima colocada da fase regional, disputará a repescagem tentando continuar na elite da Pro League.
Em seu último compromisso, a FaZe fez confronto equilibrado com a Black Dragons no mapa Fronteira. Com a adversária precisando do resultado para ter chances de não ser rebaixada de forma direta, a equipe de Gabriel “cameram4n” Hespanhol fez boas jogadas e conseguiu dois match points, porém permitiu o empate em 5 a 5.
Immortals e Ninjas in Pyjamas fecharam a noite de disputas com outro duelo de muita igualdade. Com os resultados das outras partidas, as duas equipes entraram com suas posições definidas. O time comandado por Lucas “yuuK” Rodrigues terminou com a segunda vaga para as finais mundiais da Pro League, mesmo com a derrota por 6 a 3 para os Ninjas, que já estavam livres de qualquer chance de rebaixamento.
Isso porque no jogo que antecedeu este último duelo, a Team Liquid acabou ficando no empate com a Team oNe em 5 a 5, perdendo as chances de ficar com a segunda vaga para as finais. Com isso, os atuais campeões do torneio não poderão defender o título no Rio de Janeiro. E com a derrota da paiN Gaming para a BootKamp Gaming e o empate da Black Dragons contra a FaZe Clan, a NiP não teria como sair da sexta posição.
Agora, FaZe e Immortals terão a missão de manter o Brasil no posto mais alto da modalidade. De origem norte-americana, as organizações entraram no cenário brasileiro neste ano e querem consolidar suas marcas, mostrando o porquê são referência nos eSports.
Em maio, a Liquid mostrou a força do país para o mundo ao derrotar a PENTA Sports, considerado o melhor time do mundo, na decisão e faturar o caneco da sétima temporada da Pro League. Foi a primeira vez que uma line-up brasileira alcançou esse feito.
Em 2017, o torneio teve uma edição realizada em São Paulo, com ingressos esgotados em menos de uma hora e uma torcida calorosa, que acompanhou e vibrou muito. A expectativa é de que mais uma vez a Pro League seja um sucesso de público e que leve aos fãs confrontos do mais alto nível.
Novo calendário competitivo de Rainbow Six
Dirigindo-se para o quarto ano de Rainbow Six Siege desde o seu lançamento, a Ubisoft colocou em vigor, em junho deste ano, o novo calendário de competições profissionais da franquia com o intuito de auxiliar no crescimento do cenário competitivo.
Com a consolidação de grandes competições anuais como o “Six Invitational” e o “Six Major Paris”, o cenário segue em crescimento exponencial com o aumento do número de jogadores e a entrada de organizações organizações internacionais tradicionais no competitivo de Rainbow Six Siege, como a Cloud9, Ninjas in Pyjamas, Fnatic, entre outras.
Além dos Majors, a Ubisoft também mudou o formato da Rainbow Six Pro League. Após uma transição na sétima temporada, a Pro League está sendo disputada anualmente em duas temporadas de seis meses e segue ativa em sua oitava temporada, atraindo grande público e interesse da mídia.
Por fim, o Brasileirão Rainbow Six estreia seu novo calendário com disputas anuais de junho a setembro (modelo europeu) a partir da temporada 2019.