10 dicas essenciais para sobreviver em Dark Souls: Remastered

Lançado em 2011, Dark Souls conseguiu conquistar uma legiões de fãs como também ousou mata-los centenas e centenas de vezes. Sua dificuldade levou a fama e seu estilo foi inspiração para diversos jogos lançados desde então, além de ser responsável pela criação do sub-gênero conhecido como “Souls-like”. Dark Souls é um marco não só na história da FromSoftware, desenvolvedora do game,  como também na história do games.
E com o lançamento de Dark Souls: Remastered para a nova geração, teremos muito mais morte nas terras de Lordran do que podemos contar. Sabendo disso, o Joystick Terrível preparou uma pequena lista com 10 dicas que podem ser essenciais se essa for sua primeira experiencia na série Dark Souls. Mas pode tirar seu cavaleiro da chuva caso pense que iremos dar a localização dos melhores itens ou dicas de como enfrentar determinados Bosses. São dicas que serão usadas até o final do jogo, acredite. Vamos lá?

#1: Não subestime seu inimigo

Pode parecer clichê (e é), mas um pouco mais de arrogância pode te matar. Não estou dizendo que todos os inimigos são fortes ou possuem estratégias complexas de combate, mas um simples Hollow tem meios de te mandar de volta para a última fogueira que descansou. Conheça os movimentos e a força de cada um deles. Saiba quando vale a pena defender e quando se esquivar. No final estará prevendo os principais ataques.

#2 – A pressa é inimiga da perfeição

É um velho ditado. Correr demais te deixa vulnerável a possíveis quedas, ataques surpresas ou mesmo armadilhas pelo caminho. Pode ser frustante retornar a mesma fogueira 5 ou 6 vezes sem grades resultados, mas paciência é um ponto chave para o sucesso em Dark Souls.
“Faz 86 anos que não encontro uma fogueira nova”

#3 – A resistência é sua melhor amiga

Resistência (ou stamina) é o recurso necessário para realização de todas as suas ações: correr, pular, esquivar, atacar, defender. É também um atributo que vale a pena ser investido. A dica é: Monitore sua barra de resistência a todo o momento. Gastar aquele restinho de força em um ataque adicional pode deixar seu inimigo mais perto da derrota, como também, te deixar vulnerável a um contra-ataque sem força para se defender ou esquivar, o que pode acabar sendo fatal. Melhor esticar a luta por mais alguns minutos e sobreviver para contar a história.

#4 – Ouça os NPCs

Há quem diga que Dark Souls não tem história e os NPCs estão mortos por dentro. E eu não os julgo. Lordran é uma terra amaldiçoada e o clima não é dos melhores para quem vive lá. Muitos já desistiram. Crestfallen, em Firelink Shrine, é um belo exemplo disso. Mas mesmo com um tom de voz monótomo e com frases enigmáticas ou mesmo sem sentido nenhum em primeira instancia, todos tem algo de importante para compartilhar. Seja um próximo caminho que você deve seguir ou mesmo relacionado ao Lore do jogo. Experimente voltar em Firelink Shrine a cada descoberta nova e converse com a galera presente lá.
Além de caçoar da sua cara de morto, Crestfallen dá dicas sobre os sinos e New Londo Ruins

#5 – Explore!

Dark Soul é um RPG e exploração é o básico do gênero. Mesmo um lugar cujo o Boss já foi derrotado e não apresente grande atrativos visuais pode haver algo de novo para descobrir. Desde um simples pacote de almas de um “soldado sem nome” até um atalho especial que te leve diretamente a uma fogueira no inicio do jogo. Acredite em mim. Mas lembre-se: É sempre bom estar com o escudo levantado.

#6 – Não acredite em tudo que lê

As mensagens deixadas pelo caminho da comunidade são em sua maioria das vezes positivas e podem te dar dicas de como enfrentar um Boss ou qual caminho seguir. No entanto, ainda se trata de um jogo com interação online e não estamos imunes as trollagens no meio do caminho. São famosas as frases “Pule“, “Vá em frente“, “Tesouro por perto” ao lado de precipícios ou armadilhas mortais. Mesmo assim ainda existe almas bondosas que deixam uma mensagem contrária por perto. Fique de olho.

#7 – Comece a planejar seu level up

Outro ponto da dificuldade de Dark Souls é o level up. Cada vez se torna mais caro. O que depois de um certo tempo te obrigue a começar a pensar muito bem qual atributo evoluir com suas suadas souls. A dica é: Comece a planejar desde cedo. Quer um personagem com muita força? Invista nela. Mas lembre-se que não adianta ser um tank se não ter HP suficiente para aguentar 2 golpes ou resistência para realizar um segundo ataque pesado. São situações como este exemplo que atrapalham o desempenho de muito jogadores mais para frente, obrigando-os a perder um tempo farmando souls para equilibrar a situação.

Começa a ficar complicado subir de level

#8 – Conheça seus equipamentos

Outra característica de RPGs é a quantidade de itens e equipamentos disponíveis. Dark Souls tem uma grande variada de armas, armaduras, anéis e magias. É claro que você irá equipar o conjunto que mais te agradar visualmente ou combinar com seu estilo. Mas a variação de áreas e inimigos é constante. Isso acaba te obrigando a se adaptar para maiores chances de sobreviver. Então vale a pena gastar um tempinho conhecendo as vantagens e desvantagens dos seus principais equipamentos. Uma determinada armadura pode te deixar mais pesado na hora de esquivar, mas pode ter uma resistência muito maior a dano de fogo, por exemplo. Uma Spear pode não ser seu tipo favorito de arma, mas em lugares apertados pode ser mais efetivo do que uma Longsword.
Halberd é uma das minhas armas favoritas do jogo

#9 – Não tenha medo de Morrer

Linda, não?

Você vai morrer! E muito. Isso é um fato. Mas não pegue isso como ponto para te desmotivar. A dificuldade de Dark Souls vai muito além da quantidade ou força dos inimigos. Ela também vem do psicológico. Parece loucura? Com certeza! Mas perceba: Dark Souls tem diversos elementos semelhantes a jogos de terror. O clima pesado; a música tensa e sombria; as criaturas visualmente horríveis, a escuridão por toda parte, a falta de direção. Adicione inimigos com uma dificuldade um pouco acima do padrão e pronto. Dark Souls foi feito para te matar, de uma forma ou de outra. Apenas acostume se. Cada morte conta como experiencia.

10 – Jolly Cooperation!

O modo online de Dark Souls é fascinante. Não é necessário um dialogo por voz para os jogadores se entenderem. Basta summonar (ou ser summonado) e cumprir sua missão. Existe uma cordialidade entre muitos jogadores, até mesmo um respeito. Em Dark Souls Remastered, a From Software implementou um sistema online semelhante ao de DS3. É possível selecionar a região de sua preferencia e adicionar uma senha no sinal. Jogar com um amigo se tornou muito

O desafio não é mais fácil para fantasmas

mais fácil. Uma vez summonado você terá certas restrições, como não usar seu próprio Estus Fraks. Uma porcentagens das souls ganhas nesse período irá para você e concluir a missão te dará uma humanidade que será adicionada diretamente em seu contador. Summonar também tem suas vantagens e desvantagens. Ao chamar um fantasma as fogueiras se torna inutilizáveis e diversas áreas são bloqueadas. Além disso, você deve monitorar o HP de seu convidado para regenera-lo com seu Estus Fraks. A vantagem é a ajuda contra os inimigos e a possibilidade de trocar equipamentos.

Invasão também é uma forma de multiplayer em Dark Souls. E prepare-se, pois será frequente enquanto estiver vivo. Nesse caso ,não se desespere. Procure um lugar longe de inimigos e com espaço para duelar. Lugares como “Undead Burg” são famosos por ser alvo de muitas invasões. Isso acontece por ser um local não oficial de PVP criado pela comunidade. Mas vale lembrar, uma vez que o Boss da área foi derrotado, os sinais de invocação e as próprias invasões se encerram até iniciar o NG+.
Uma última dica: procure evitar a busca por detonados e dicas de Dark Souls no inicio do jogo. A graça de Dark Souls é usar os recursos do próprio jogo para encontrar as maneiras necessárias para concluir a jornada. É uma experiencia sem igual. E lembre-se: a morte faz parte de tudo isso.

PRAISE THE SUN, Joystickters! Nos vemos em Lordran.

Post Author: Gustavo Biazoli

Gustavo Biazoli é editor de vídeo profissional e gamer desde criança. Seu primeiro console foi o incrível Master System, seguido do SNES e um PSOne, onde seu amor pelos games realmente floresceu. Gamertag/ PSN ID: 'GBiiazoli'

1 thought on “10 dicas essenciais para sobreviver em Dark Souls: Remastered

    Anonymous

    (22 de outubro de 2020 - 18:30)

    Top que Dark Souls é um jogo basicamente de morrer,nem tem como direito um novato passar algum Boss tipo as gárgulas sem morrer,mas os cara coloca no titulo como sobreviver no Dark Souls,e na dica 9 eles te dizem que vc vai morrer,basicamente um balde na cara,enfim a hipocrisia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *