BGS 2018 | Os melhores jogos indie que você deveria ficar de olho

A BGS 2018 (Brasil Game Show) chegou ao fim, mas o JT ainda tem muita coisa bacana para mostrar sobre a feira. A Avenida Indie foi um dos espaços que mais chamou nossa atenção em meio a tantos jogos, demos e cosplayers. O espaço reuniu mais de 15 jogos independentes, em sua maioria de estúdios brasileiros, mas também tiveram novidades internacionais. Neste artigo, Giovanni Tartaro e Renan Silva separaram alguns dos melhores jogos que você precisa ficar de olho. Alguns inclusive, já têm vídeo no nosso canal do YouTube. Não vai perder essas dicas né.

 

Triggerun

 

Gosta de MMOFPS e está procurando um game frenético e divertido sem precisar pagar um rim em uma loja superexclusiva? Então você precisa conhecer Triggerun.

Desenvolvido pela 2AXION, o game oferece uma jogatina inspirada em títulos como Team Fortress 2, Overwatch e Paladins. São 25 heróis, com habilidades únicas e armas especiais para cada classe. O combate ao estilo hero shooter coloca os players em partidas 5×5.

De acordo com Mário Silviera, CEO da 2AXION, “é fundamental você sair com um tank e uma healer atrás. Todo mundo gosta de jogar como ataque, ser o principal, mas nesse jogo tem que ter a consciência de que tem que jogar em time”.

Triggerun está disponível para download gratuito e é possível escolher entre partidas livres ou ranqueadas. Você pode acompanhar o seu desempenho através de um painel bastante completo, com dados do tempo de gameplay total e individual por herói, além de índices de kill vs death. Veja a nossa entrevista com Mário Silveira, CEO da 2AXION.




Jogo: Triggerun

Desenvolvedora: 2AXION

Plataformas: PC

Site oficial/Facebook: http://www.triggerun.com / https://www.facebook.com/triggerun

Josh Journey

Com fortes inspirações em títulos de sucesso como Golden Axe e Castle Crashers, Josh Journey é um Beat’em Up 2D com visual cartunesco extremamente bem trabalhado, feito à mão. Bastante desafiador, é um título muito divertido com jogabilidade simples mas muito viciante. Você pode escolher entre quatro heróis – Josh, Melina, Farquol e Z.0.Z – cada um deles com sua especialidade de combate que complementa as outras, indo de ataques corpo a corpo até ataques de longa distância.

Durante a demo que testamos, apenas Josh e Melina estavam implementados, com quatro fases jogáveis. Conforme avançávamos e subíamos nosso personagem de nível, desbloqueávamos novas habilidades e movimentos ainda mais poderosos e bonitos de se ver. Cada fase também possuía uma identidade própria, e certos locais do cenário poderiam atacar e atrapalhar o combate, que já se encarregava de ser desafiador por conta própria. Josh Journey se mostrou bastante promissor e nos deixou interessados por mais jogatina.

O título está sendo desenvolvido por uma parceria entre a Província Studio, sendo o primeiro game desta, e a Fun Bites Game Studio. Ainda sem previsão de lançamento, o game está planejado para ser lançado para PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch, estando sujeito a mudanças.




Jogo: Josh Journey

Desenvolvedoras: Província Studio e Fun Bites Game Studio

Plataformas: PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch

Site oficial/Facebook: http://provinciastudio.com/darknesstotens / https://www.facebook.com/JoshJourneyOfficial

Yokai Killer: Shuten Doji

 

Para fãs de metroidvania, nós recomendamos ficar de olho em Yokai Killer: Shuten Doji. O game tem uma pegada rápida, seja no combate ou nas esquivas, elementos característicos de jogos nesse estilo.

A história é inspirada na lenda japonesa de Shuten Doji: o devorador de mulheres. O nome se refere a um grande ogro e pode ser traduzido como “Pequeno Bêbado”. Shuten atraía mulheres para seu castelo com o intuito de devorá-las. Para impedir que ele continuasse agindo, o líder do clã Fujiwara contratou o samurai Minaomoto “Raiko” Yorimitsy para enfrentar a criatura.

O jogador controla Raiko, que tem como missão resgatar a “princesa” do castelo. Além de claro, matar Shuten. Isso tudo correndo, atacando e esquivando em um cenário 3D, porém, em movimentações 2D. E olha que a mistura deu muito certo. Os gráficos são carregados de elementos orientais e pixelart.




Jogo: Yokai Killer: Shuten Doji

Desenvolvedora: Dark Paladin

Plataformas: PC (possibilidade de portar para consoles)

Site oficial/Facebook: https://www.facebook.com/pg/YokaiKillerShutenDoji

Codename: Timewatch

Imagine um FPS multiplayer. Nada de diferente certo? Mas imagine que cada uma das suas rodadas é gravada, e reproduzida em rodadas seguintes, se tornando uma ferramente estratégica para a vitória. Ainda que um pouco confusa a princípio, essa é a premissa de Codename: Timewatch, um shooter multiplayer em que dois jogadores se enfrentam pelo domínio de um ponto no mapa, tendo de agir com estratégia para conquistar o objetivo.

O game, ainda em estágio inicial de desenvolvimento, já está bastante polido visualmente, sendo o visual um dos seus pontos fortes. Ainda que pareça complexo, conforme jogamos foi se tornando bastante natural e se mostrou muito interessante, sendo um título que faria sucesso em jogatinas de tela dividida com os amigos. As partidas funcionam em um esquema de melhor de três, e vence a rodada aquele que, ao final de duas voltas no tempo tiver o maior número de clones no objetivo. Você pode escolher entre seis armas para atacar seu adversário e impedir que ele chegue ao ponto, estando disponíveis desde pistolas até lança-granadas. Um trabalho fino de balanceamento ainda deve ser realizado, já que o lança-granadas se mostrou uma arma muito mais eficaz que as outras durante a partida que jogamos. Ainda assim, terminamos nosso teste impressionados com a ideia simples que trouxe alto nível de estratégia a um gênero que costuma ser guiado pela ação frenética.

Codename: Timewatch está sendo desenvolvido pela NGD Studios, ainda sem plataformas nem data de lançamento especificadas. Você pode se cadastrar para participar da Alpha fechada no site oficial do game.

Jogo: Codename: Timewatch

Desenvolvedoras: NGD Studios

Plataformas: Indefinido

Site oficial/Facebook: http://www.timewatchgame.com / https://www.facebook.com/NGDStudios

Tri.Die.Repeat.

Try. Die. Repeat. Ou no bom português: Tente. Morra. Repita. Não, não estamos falando de Darksouls. O jogo em questão é bem mais tranquilo e até mesmo fofo. Mas a premissa é a mesma do tão temido título da FromSoftware.

Nesse jogo você irá literalmente perder a cabeça (tipo, literalmente mesmo, não é apenas um trocadilho). Você controla uma espécie de robô e a proposta é ir do ponto A ao ponto B…morrendo.

A cada morte você deixa a sua cabeça pelo caminho. Esse “item” terá diversas utilidades na progressão do game. Em determinado momento servirá como plataforma para alcançar locais mais altos, em outros, pode ser um piso para atravessar espinhos.

Muitas cabeças irão rolar. Algumas são bastante estilosas e outras mais básicas. Fique esperto, pois certas cabeças possuem habilidades específicas que poderão ajudar na conclusão do objetivo.

Jogo: Try. Die. Repeat.

Desenvolvedora: Mad Viking Studio

Plataformas: PC

Site ficial/Facebook: http://madvikingstudio.com / https://www.facebook.com/MadVikingStudio

Adore

Adore é um título de aventura com câmera isométrica, que remete a games como Diablo, League of Legends e Starcraft . Um dos seus grandes diferenciais se dá pelo seu combate: o protagonista não entra em conflito direto com os inimigos. Esse sistema também é um diferencial durante a exploração do cenário.

Testamos alguns minutos do game e ficamos encantados. Com um visual caprichado, o game apresenta mecânicas bastante interessantes. Seu personagem pode capturar monstros inimigos e usá-los para atacar outras criaturas ou até mesmo avançar por pontos específicos do cenário. Os comandos estão bem refinados, e já é possível até mesmo criar alguns vícios de movimentação e combate para fazer sua jogatina fluir de maneira bastante dinâmica.

Desenvolvido pela Cadabra Games, Adore ainda não tem plataformas ou data de lançamento definidos, mas já apresenta muito charme e promete ser um game extremamente divertido.

Jogo: Adore

Desenvolvedoras: Cadabra Games

Plataformas: Indefinido

Site oficial/Facebook: http://diogocarneiro.hospedagemdesites.ws/cadabra/redir / https://www.facebook.com/cadabragames

Starlit On Wheels

Mario Kart, Sonic All-Stars Racing Transformed e Crash Kart. O que eles têm a ver com games indies? A resposta é Starlit On Wheels. Desenvolvido pela RockHead Studios, o jogo é o terceiro de uma série que foca no público infantil.

Em Starlit On Wheels você irá controlar karts ao longo de 128 fases, em modo circuito ou sprint. Novas pistas serão adicionadas com o apoio da comunidade, que poderá construir os próprios circuitos. O jogo será lançado em 27 de novembro para Android e iOS.

Jogo: Starlit On Wheels

Desenvolvedora: RockHead Studios

Plataformas: Andoid e iOS

Site ficial/Facebook: http://rockheadgames.com / https://www.facebook.com/starlitadventures

Dolmen

Dolmen já é um velho conhecido, sendo um jogo brasileiro que ganhou bastante destaque pela sua inspiração na série Souls. Chegamos a testar a demo disponibilizada para colaboradores no kickstarter, e você pode conferir nossas impressões aqui.

Na BGS, no entanto, várias modificações foram realizadas e a evolução é nítida. O gameplay está bem mais fluido, e  o visual tanto da interface quanto do game em si está mais polido. Alguns elementos, como o craft de certas armaduras, foram implementados, e até mesmo o Level Design foi revisto. No geral, Dolmen ficou ainda mais prazeroso de jogar, com mais fluidez e uma jogabilidade mais acessível, merecendo sem dúvida sua atenção.

O game está sendo desenvolvido pela Massive Work Studio, e tem seu lançamento planejado para PC, PlayStation 4 e Xbox One em 2019.




Jogo: Dolmen

Desenvolvedoras: Massive Work Studio

Plataformas: PC, PS4 e Xbox One

Site oficial/Facebook: http://dolmenthegame.com/home/952-2 / https://www.facebook.com/DolmenGame

Gravity Heroes

Imagine uma arena em 2D, com vários mini heróis pulando para todos os lados, em uma gravidade muito louca. Você imaginou e Gravity Heroes fez. O jogo 2D em pixel art com elementos futurísticos dança na cara da gravidade, ao som de uma trilha sonora nostálgica e eletrônica.

A jogabilidade acontece em um cenário em que cada canto do mapa pode ser o chão, pois os personagens são capazes de mudar a gravidade durante a movimentação. Com suporte para até quatro jogadores, o modo coop desafia os participantes com hordas de inimigos.

Os controles são bem simples e responsivos, mas talvez você fique um pouco confuso e perdido no começo. Apenas esteja preparado para um gameplay frenético e divertido e tudo dará certo.




Jogo: Gravity Heroes

Desenvolvedora: Studica Solution

Plataformas: PC

Site ficial/Facebook: http://www.studicasolution.com.br/projetos/gravity-heroes-2 / https://www.facebook.com/GravityHeroesGame

Conflict ø – Revolution

A Samsung é uma das empresas que possui uma linha de produção na Zona Franca de Manaus. Além disso, ela ainda investe em diversos projetos na região, sendo um deles a Black River Studios. O estúdio já possui diversos projetos de grande sucesso lançados, e trouxe para essa BGS o game Conflict ø – Revolution. Trata-se de um game de estratégia em turnos desenvolvido para Android. O enredo do game se passa em um país fictício chamado Navaha, mas possui como principais inspirações os conflitos ocorridos na América do Sul.

O game apresenta uma direção de arte fantástica, misturando elementos 2D com 3D, e apresentando uma interface muito bem trabalhada, toda pensada na temática do título. Conversando com os desenvolvedores, há planos para o lançamento de um segundo capítulo. Fiel a títulos do gênero, você deve posicionar sua tropas de modo a atacar os inimigos sem ser encurralado. Há diversas classes e equipamentos, e você pode recrutar novas tropas ou mesmo aprimorar as que já tem.

Conflict ø – Revolution está sendo desenvolvido pela já citada Black River Studios para Android, e já está disponível em acesso antecipado. Você pode baixar o game aqui.




Jogo: Conflict ø – Revolution

Desenvolvedoras: Black River Studios

Plataformas: Android

Site oficial/Facebook: http://blackriverstudios.net / https://www.facebook.com/blackrivergames

Insania

A galera da Alecfu Studio apresenta Insania. O game está em fase alpha de desenvolvimento e traz um enredo de terror bastante peculiar.

A história se divide como uma boneca russa. Uma se encaixa dentro da outra. Uma das bonecas representa a história do protagonista, outra o local onde o game se passa e uma terceira, o universo. Isso provoca no jogador um misto de medo e curiosidade.

O jogo tem inspirações em Resident Evil, Sillent Hill e Amnesia, além de filmes de suspense e terror. Insania entrega um gameplay tensa, com diversos puzzles. Prepara-se para uma jornada macabra e cheia de mistérios.




Jogo: Insania

Desenvolvedora: Alecfu Studio

Plataformas: PC

Site ficial/Facebook: https://www.alecfu.com / https://www.facebook.com/alecfustudio

Esquadrão 51

Em um mundo dominado por alienígenas, um esquadrão de aviadores decide enfrentar a opressão dos invasores ao redor do mundo. Com essa premissa incomum, Esquadrão 51 convida o jogador a uma aventura Shoot’em Up com inspiração em clássicos como Asteroids e Fantasy Zone.

Testamos o game no Nintendo Switch, e o título se mostrou muito fluido e divertido. Bastante influenciado pelos filmes das décadas de 40 e 50, tudo é muito exagerado, e possui uma direção de arte que parece ser feita a mão, com efeitos práticos. A dificuldade é bem alta, e mesmo jogando em dupla sofremos para chegar ao final da fase. Mais um título garantido para você que quer um passatempo, ou ainda para jogar com amigos, especialmente se você possui um Switch – Esquadrão 51 casou perfeitamente com o estilo do console.

Esquadrão 51 está sendo desenvolvido pela Loomiarts para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch, e tem lançamento previsto para 2019.

https://www.youtube.com/watch?v=HrLOc8Y2Xos

Jogo: Esquadrão 51

Desenvolvedoras: Loomiarts

Plataformas: PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch

Site oficial/Facebook: http://loomiarts.com/index.html / https://www.facebook.com/loomiarts

Magic: The Gathering

Essa BGS também trouxe opção para quem curte jogos de cartas. Magic: The Gathering, é a versão digital oficial dos famosos sets de Magic cards. Usando uma jogabilidade match three, tem a proposta de ampliar o universo da série e prolongar a jogatina com partidas PVP e eventos.

“Ele tem a abordagem simples de ter o match three, mas tem toda a complexidade e a profundidade do Magic de cartas. A gente tem mais de 3000 cartas dentro do jogo”, comenta Thomas Lene, sênior gamer designer da equipe de desenvolvimento do game.

Todos os sets que saem para o jogo na versão física também são lançados na versão de celular, depois de algumas adaptações. Isso contribui para a permanência da comunidade, que tem uma média de 10 mil jogadores ativos por dia.

O jogo é 100% brasileiro e gratuito para jogar, sem a presença de anúncios. Porém, caso você queira, poderá comprar cartas e bundles, mas não é obrigatório e os sets mais recentes sempre são liberados depois de algum tempo.




Jogo: Magic: The Gathering

Desenvolvedora: Oktagon

Plataformas: Android e iOS

Site ficial/Facebook: https://magic.wizards.com/pt-br / https://www.facebook.com/magicthegathering.br

Out of Space

Sair da casa dos pais e ir morar sozinho ou com os amigos é uma experiência libertadora. No entanto, preocupações, dívidas e diversos problemas começam a surgir junto a essa “liberdade”. Agora imagine isso no espaço. Essa é a experiência que o novo game do estúdio de Chroma Squad e Knights of Pen and Paper, a Behold Studios, pretende proporcionar.

O game é pensado para ser jogado em cooperativo, e os desenvolvedores afirmaram que um modo online também estará disponível após o lançamento. As principais inspirações para o projeto foram as próprias experiências dos produtores, o que torna tudo ainda mais especial – mesmo que envolto por uma temática fantasiosa, a ideia principal é algo bastante real, que acontece com todos nós. Em relação ao gameplay, tudo flui muito bem, e nos arrancou boas risadas. Manter a casa limpa, livre de alienígenas, ao mesmo tempo que se mantém limpo e alimentado realmente não é uma tarefa fácil, nem mesmo em um game.

Out of Space ainda não possui plataformas ou data de lançamento definidos.

Jogo: Out of Space

Desenvolvedoras: Behold Studios

Plataformas: Indefinido

Site oficial/Facebook: http://beholdstudios.com.br / https://www.facebook.com/BeholdStudios

Fobia

Inspirado por títulos de terror psicológico como Layers of Fear, Fobia é um game brasileiro que se passa em um hotel em Santa Catarina, no qual um jornalista recém-formado decide buscar por estranhos acontecimentos para alavancar sua carreira.

A ambientação do game é muito impressionante, muito bem trabalhada e rica em detalhes. A atmosfera é bem obscura, e a trilha sonora faz muito bem seu papel aqui. Devido ao fato do protagonista ser um jornalista, há toda uma questão investigativa no gameplay, em que anotações a respeito de eventos do game são feitas, e itens em seu inventário podem ser combinados para resolução de puzzles. O jogo ainda precisa de algumas otimizações e correções, e já possui uma demo, que você pode baixar aqui, sendo desenvolvido e melhorado com o feedback da comunidade.

Fobia está sendo desenvolvido pela Pulsatrix Studios para PC, com lançamento estimado para 2019.




Jogo: Fobia

Desenvolvedoras: Pulsatrix Studios

Plataformas: PC

Facebook oficial/Facebook: https://www.facebook.com/FobiaOJogo / https://www.facebook.com/FobiaOJogo

Sleight

Em um clássico jogo de gato e rato, Sleight apresenta um conceito muito interessante. Imagem: Steam

Em uma festa, um espião planeja atacar e roubar rubis expostos no local. Um detetive deve pretar atenção e impedir que o gatuno realize seu plano. Sleight coloca dois jogadores para se enfrentar nesse jogo entre caça e caçador, e ainda permite que um terceiro entre como espectador.

Com uma direção artística fortemente inspirada na estética Noir, o game apresenta uma identidade bem característica e atraente. O gameplay é simples, mas exige atenção e estratégia de ambos os lados. Sleight é mais um título para a lista de jogos multiplayer para se ficar de olho.

Sleight foi desenvolvido pela Demerara Games durante a Game Jam +, mais um ponto interessante do game, e já está disponível para download via itch.io, e já possui uma página de download na Steam, com uma demo disponível.

Jogo: Sleight

Desenvolvedoras: Demerara Games

Plataformas: PC

Site oficial/Facebook: http://www.demerara.games/release/sleight-nerve-wracking-espionage-party-game / https://www.facebook.com/demeraragames

 

Post Author: Renan da Silva Dores

Renan é um desenvolvedor de jogos recém-formado pela PUC-SP, e joga desde que se entende por gente. Tem mais afinidade pelos exclusivos da Sony, mas se tivesse dinheiro o suficiente, teria todas as plataformas sem pensar. Ama ler, ouvir música, e é um aficionado por tecnologia, sendo secretamente um replicante (Cyberpunk na veia). Atualmente, dá aulas de inglês enquanto caça uma oportunidade no ramo de jogos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *