ARTIGO | Gamers e Modders: diferentes ou nem tanto?

O texto a seguir é de autoria de Ricardo Vidal, Diretor da Micron para a América Latina

Mod que vem do inglês modify, é o termo usado para se referir ao que diz respeito a alterações de hardwares ou softwares em computadores. Mas, por que as pessoas fazem modificações? Tome, por exemplo, o caso de editores profissionais de vídeo que, afim de melhorar a qualidade de imagem e tornar mais ágil o salvamento dos materiais, realizam mudanças nos computadores, como instalação de uma placa de vídeo melhor e um SSD potente. Se as mudanças foram feitas pelos próprios editores, eles poderiam ser considerados modders.

Esse não é o único caso em que modificações acontecem. Existem algumas modalidades diferentes, e algumas pessoas tornam-se fãs de tipos específicos como: overclocking, que aumenta a frequência na qual a CPU opera; Case Modding, que envolve a personalização de um gabinete do computador; e Modding de jogos, que são alterações em um jogo existente, por meio de programação e realizada por entusiastas, como adicionar novas fases e acessórios.

No caso do modding de jogos, existem streamers que se dedicam a encontrar e zerar mods de games famosos, como uma forma de diversão. Versões de Mario Bros, Zelda, Pokémon e outros jogos antigos com fases mais difíceis, situações diferentes ou textos alterados são procurados pelos fãs desse tipo de modificação.

Além disso, alguns jogos famosos, que possuem campeonatos e são mundialmente conhecidos, surgiram de mods. É o caso do Counter Strike, que surgiu de uma modificação de jogo de FPS Half Life, ou o caso do moba Dota, que foi criado a partir de um mod de Warcraft, da Blizzard.

Ainda nesse universo dos jogos, muitos gamers de PC se tornam modders. Isso porque, na busca por uma melhor jogabilidade e um setup perfeito, jogadores fazem alterações em gabinetes, ou até mesmo montam um do zero, instalando peças, sistemas de resfriamento e, até mesmo, luzes de led.

Portanto, nem todo gamer é modder e nem todo modder é gamer, como é o caso de alterações para usos profissionais. Mas, no caso dos gamers de PC, a maioria se torna modder em algum momento, seja na modificação de CPUs ou até mesmo na programação de mudanças em jogos existentes.


Sobre a Ballistix

A Ballistix é uma marca global da Micron Technology, Inc. As memórias Ballistix (DRAM) melhoram as experiências de jogos e oferecem uma vantagem de performance para os jogadores e entusiastas. A Ballistix é a única grande marca de memórias para jogos construída e testada do início ao fim em parceria com fabricantes de computadores.

Sobre a Micron

A Micron Technology é uma das líderes globais em soluções inovadoras de memórias. Por meio das marcas globais e um amplo portfólio com tecnologias de alta performance, incluindo memórias DRAM, NAND, NOR, Flash e 3D XPoint, a empresa está transformando a forma como o mundo utiliza a informação.


Sugestão de artigo enviado pela Aboutcom

Post Author: Gustavo Biazoli

Gustavo Biazoli é editor de vídeo profissional e gamer desde criança. Seu primeiro console foi o incrível Master System, seguido do SNES e um PSOne, onde seu amor pelos games realmente floresceu. Gamertag/ PSN ID: 'GBiiazoli'

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *