E aí, Joystickers!
Seguindo nossa jornada pela BGS 2018, também tivemos a oportunidade de testar Days Gone, jogo exclusivo para PlayStation 4 anunciado durante a E3 de 2016. O game chamou muito atenção com a gameplay lançada no evento, em que o protagonista enfrentava enormes hordas de zumbis, enquanto interagia com diversos itens pelo cenário. A demo que testamos, no entanto, mostrou um lado diferente do game. Vamos conferir?
Em Days Gone, controlamos Deacon St. John, um Drifter e caçador de recompensas que prefere seguir a vida na estrada do que se manter “seguro” em algum acampamento de sobreviventes. A história se desenrola dois anos após uma pandemia ter assolado o mundo, matando milhões e transformado outros milhões em Freakers – como são chamados os zumbis no game. Experimentamos a missão “A Death Wish”.
Como era de se esperar, Days Gone apresenta um visual extremamente bonito. Ele segue um estilo realista, com uma ambientação leve e bastante ampla. O título é de Mundo Aberto, mas a missão que testamos se mostrava bastante linear. O Level Design nesse momento se mostrou semelhante a The Last of Us, com um pouco mais de liberdade para explorar o local. As semelhanças não param por aí, já que o sistema de crafting também está presente, implementado de maneira similar: ao segurar L1, você tem acesso a todos os seus equipamentos e armas numa interface em formato de roda, e poderá craftar qualquer um ali listado, desde que possua os materiais necessários. Em relação a escassez desses materiais, ainda é muito cedo para afirmar, mas havia grande abundância de armas e itens para se coletar pelo cenário quando comparamos Days Gone a outros títulos do gênero. Caso isso seja mantido na versão final, o mais provável é que o game te incentive a confrontar os inimigos em combate, ao invés de seguir silenciosamente.
E falando em seguir silenciosamente, diferente da já citada demonstração da E3, nesta outra disponibilizada na BGS a quantidade de freakers era muito menor, e elementos de stealth foram apresentados. Você pode agachar para evitar ser visto e fazer barulho, e pode executar freakers caso não seja visto. Como dito anteriormente, há relativa abundância de itens e armas, então caso você prefira uma abordagem mais direta não haverá punição por isso, fazendo com que a abordagem silenciosa acabe se tornando algo opcional. Ainda assim, há recompensas por seguir sem ser detectado, com os freakers proporcionando partes do seu corpo como itens coletáveis. Esses itens provavelmente serão utilizados para craft de equipamentos especiais ou até mesmo como moeda de troca – precisaremos aguardar para saber mais.
Days Gone nos deixou curiosos e estamos muito interessados para testar o game mais a fundo – a demo nos mostrou apenas uma fração do que é prometido. Ainda assim, o game aparenta ser bastante envolvente e prazeroso de ser jogado. Resta aguardarmos o lançamento para entendermos melhor o enredo e descobrirmos se Days Gone marcará essa geração como mais um exclusivo de peso para a família PlayStation.
Days Gone está previsto para ser lançado em 22 de Fevereiro de 2019.