E aí, Joystickers!

Seguindo nossa cobertura da BGS 2018, tivemos a oportunidade de testar Jump Force. Trata-se de um game de luta crossover dos maiores personagens de animes como Naruto, Dragon Ball, Bleach, One Piece e até mesmo Death Note, dentre muitos outros. Vamos ver do que se trata este game afinal?

Os detalhes da narrativa de Jump Force ainda são muito escassos. Também não é a primeira vez que um game crossover do tipo é lançado, sendo o diferencial deste aqui o fato de que novos animes se juntam à mistura, como Death Note, do qual um dos personagens jogável será Light Yagami/Kira, algo curioso, já que comparado aos outros personagens, Light não possui poderes que permitam a ele confronto direto.

Visualmente, o game é bastante bonito, e tenta trazer um ar 3D mais realista a todos os personagens. Os mapas de combate são amplos, baseados nos mais diversos cenários dos animes que participam do embate. No geral, o game lembra muito os títulos da série Storm de Naruto, especialmente em relação à câmera e aos cenários. As semelhanças param por aí, no entanto, já que, como dito anteriormente, o visual segue um estilo mais realista, e os controles apresentam um nível de complexidade mais alto.

Falando nos controles, tudo parece feito para tentar atingir dois públicos: tanto jogadores mais casuais, que têm o costume de jogar os games de Naruto, bem como jogadores mais hardcore, que costumam dedicar muito tempo treinando e criando sequências devastadoras para competições. Há um botão para o dash, outro para acessar as habilidades especiais, e outros dois para ataques fortes e fracos. Há ainda um botão para transformação, que pode ser ativada por meio dele, ou ainda por meio do uso de alguma habilidade especial. Durante nosso teste, ativamos o modo Super Saiyajin de Goku apenas usando a habilidade Genki Dama.

Montamos um time composto por Sasuke, de Naruto Shippuden, Goku, de Dragon Ball Z, e Ichigo, de Bleach. O combate é muito dinâmico e intenso, e repleto de mecânicas que recompensam aqueles que exploram os controles com calma, podendo ser citado o counter, no qual você quebra a sequência adversária com um pulso de energia. Tivemos a oportunidade de testar apensa um round de combate, e infelizmente não foi possível testar questões de balanceamento e afins. Ainda assim, lutar com Goku pareceu mais simples do que com Sasuke, por exemplo.

Há ainda mais surpresas reservadas para o game: durante os dias 12, 13 e 14 de outubro, uma beta fechada aconteceu. Nela, os jogadores tinham a liberdade de montar seus próprios avatares, com listas de movimentos baseados nos personagens que preferissem. Tudo parecia muito com os sistemas presentes em ‘Naruto to Boruto: Shinobi Striker’. Só nos resta aguardar o lançamento para sabermos mais de como isso irá funcionar em Jump Force.
Jump Force está previsto para ser lançado em 2019, sem data definida, para Xbox One, PS4 e PC.