E aí, Joystickers!
Seguindo com nossa visita pela BGS 2018, experimentamos Sekiro: Shadows Die Twice, o novo jogo da From Software, os produtores da aclamada série Souls. Ainda que produzido pelo mesmo estúdio, a From Software garante que não há proximidade entre os games. Vamos conferir?
Em Sekiro, você controla o “lobo de um braço só”. O protagonista é um guerreiro que caiu em desonra, e foi resgatado da morte. Ele acaba se tornando o protetor de um jovem senhor, que foi capturado. Sua tarefa, então, é resgatá-lo de inimigos perigosos, incluindo o clã Ashina. Não foi possível conferir detalhes da história durante a demo.
O game é muito bonito, retratando a era feudal do Japão com grande fidelidade. Há bastante vegetação, que acaba se tornando parte importante do gameplay, como falaremos a seguir. A atmosfera é bem mais leve se comparada aos jogos anteriores da produtora, que sempre tiveram uma ambientação bastante pesada e escura.
Quando falamos do gameplay, as maiores diferenças entre Sekiro e a série Souls aparecem: para início de conversa, já não há mais estamina durante o combate. Isso, entretanto, não diminui a dificuldade – os inimigos possuem uma IA bastante esperta, e defendem e até mesmo contra-atacam seus golpes, exigindo de você toda a estratégia vista em jogos do estilo. Além disso, há ainda a adição interessante de uma abordagem mais stealth: você pode se agachar e se esconder na grama alta do cenário, para então se aproximar e executar seus inimigos com bastante violência, quando uma pequena mancha vermelha aparece marcando o inimigo. Essa mesma mancha aparece quando você abre a guarda inimiga em combate, podendo executá-lo instantaneamente.
A adição mais interessante e diferente de todas é o gancho que o protagonista possui no lugar de sua mão esquerda. Esse foi um dos principais pontos demonstrados durante a apresentação do game na E3 deste ano. Com ele, o game ganha uma verticalidade incrível, e aumenta ainda mais as possibilidades de avançar usando o stealth. A primeira execução da demo já demonstra todo o potencial do uso do gancho e dessa verticalidade, já que do alto de um telhado de uma das construções do local, você deveria travar a mira no inimigo, pular e então atacar no momento em que a mancha vermelha já citada aparecesse.
No geral, Sekiro promete ser mais um título de grande sucesso da From Software. A jogabilidade tem seus diferenciais, especialmente em se tratando do gancho e da verticalidade por ele proporcionado, mas a dificuldade ainda se mantém. Isso pode evitar que um público mais amplo seja atraído pelo jogo. Ainda assim, vale a tentativa, já que o game se mostra extremamente caprichado, tanto do ponto de vista de mecânicas e gameplay, como também no visual e no áudio. Sem dúvida será um dos grandes títulos de 2019.
Sekiro: Shadows Die Twice está previsto para ser lançado em 22 de Março de 2019.