Conheça a franquia Call of Duty

Fala Joystickers!
Com o anúncio do novo Call of Duty: WWII e seu tão aguardado retorno para as origens da franquia, separamos para vocês uma lista dos jogos lançados até o momento, com cenários e os temas abordados em cada um deles.


Segunda Guerra Mundial

Em 2003, a série se inicia com Call of Duty, no qual coloca o jogador na pele de um soldado de infantaria em cenário de ação frenética e intercalado com cutcenes cinematográficas de tirar o folego.

Em Call of Duty 2 (2005) e Call of Duty 3 (2006) as mecânicas foram aprimoradas e os cenários alternados, mas a essência permaneceu a mesma. Aqui, o jogador controla diferentes soldados em várias situações, cada um com seus dramas e diferentes desfechos.

Após o sucesso de CoD 4: Modern Warfare, em 2008 temos Call of Duty 5: World at War que volta mais uma vez para a Segunda Guerra, com as mesma mecânicas do apresentadas por seu antecessor. Dessa vez você terá a ajuda de todo um esquadrão para avançar de maneira não linear por cenários mais abertos e com direito ao final épico.

Guerra Moderna

Abandonando o confortável cenário da Segunda Guerra Mundial, Call of Duty 4: Modern Warfare deu um passo arriscado e trouxe a já consagrada franquia para os dias atuais. No jogo, vivemos a saga do Capitão Price e o Sargento John “Soap” MacTavish na luta contra terroristas ultranacionalistas Russos, que tem como objetivo trazer de volta os dias de glória da União Soviética.

https://www.youtube.com/watch?v=429l13dS6kQ

CoD: Modern Warfare 2 e Modern Warfare 3 dão sequência a drama de seu antecessor, levando o jogador para missões de combates no Oriente Médio, Rio de Janeiro, Europa e até um Estados Unidos devastado por um ataque Russo. Além de todas as qualidades técnicas do jogo, os títulos Modern Warfare se destacam pelo ótimo enredo, reviravoltas e personagens marcantes, o que faz a trilogia “MW” ser a preferida entre muitos fãs.

Black Ops

Em Call of Duty: Black Ops (2010), o jogador realiza missões durante a Guerra Fria e Vietã. O foco principal acaba sendo Mason, agente da SAD/SOG (uma espécie de força especial da CIA) que participa de várias missões secretas do jogo e um belo “plot twist” no final, envolvendo lavagem cerebral e muito mais.

Em 2012, temos o lançamento de Call of Duty: Black Ops 2. Aqui vivemos uma campanha que alterna entre missões na década de 80, mais uma vez na pele de Mason e em um futuro próximo, mais especificamente no ano de 2025, comandando Alex Mason, filho de Mason. Black Ops 2 marca o início da transição da franquia para um futuro mais “tecnológico”, onde equipamentos de alta tecnologia como Vants e miras inteligentes começam a se tornar mais presentes dentro do campo de batalha.

Em Black Ops 3 (2015), temos a completa transição para um futuro distópico onde implantes cibernéticos, robôs e nanotecnologia ditam o ritmo dos combate e enredo. A campanha inova com a possibilidade de ser jogada com até quatro jogadores, que podem personalizar seu personagem com uma série de “poderes cibernéticos”, mudando o estilo de gameplay  para cada jogador.

Futuro distópico e realidades alternativas

Em Call of Duty: Ghosts (2013), temos uma realidade alternativa, que não se conecta com nenhum outro jogo da franquia. Após um grande ataque terrorista, os Estados Unidos deixam de ser uma grande potência do mundo e um conjunto de países nomeados de “Federação” invadem o território americano. Cabe ao jogador, no papel de um Ghost, tentar reverter o rumo dessa guerra.

Call of Duty: Advanced Warfare (2014) se passa no futuro de 2054, quando os governos mundiais sofrem uma série de atentados acabando com suas capacidades de defesa. Assim nada mais resta a não ser recorrer a ATLAS, uma gigante companhia militar que “terceiriza” a segurança do mundo para ajudar na reconstrução da ordem global.
Advanced Warfare introduziu um sistema de “super soldado”, onde os soldados utilizam um exoesqueleto que garante habilidades sobre-humana aos usuários.

Ainda na linha futurista, Call of Duty: Infinite Warfare (2016) trás como enredo uma batalha entre as forças da Frente de Defesa de Assentamentos (FDA) contra a resistência do grupo de Reconhecimento Especial de Combate Aéreo pelo controle do sistema solar. Uma curiosidade: seu trailer de anúncio foi responsável pelo segundo lugar na categoria de vídeos com mais dislikes do youtube na época e mesmo Infinite Warfare sendo competente dentro do que se propõe, a mensagem dos fãs foi clara, e pelo que tudo indica, daremos adeus aos combates futurísticos da franquia.


E você Joysticker, conhecia todos os jogos? De qual você mais gostou? Deixe o seu comentário.

Post Author: Adriano Lenhador

Apaixonado por games, rock, RPG e artes marciais. Adriano tenta conciliar sua rotina maluca como trabalhador, instrutor de Jiujitsu, gamer e ainda conseguir pagar as contas da casa e cortar lenha nas horas vagas.

2 thoughts on “Conheça a franquia Call of Duty

    Mayke Henrique

    (3 de maio de 2017 - 11:44)

    Black Ops, Modern Warfare 2 e Advanced Warfare, na minha opinião foram os melhores da franquia.

      Gustavo Biazoli

      (3 de maio de 2017 - 14:08)

      Modern Warfare 2 foi o primeiro CoD que joguei. A Fase do Rio de Janeiro é marcante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *