Conheça Sweet Home (NES) O game que inspirou Resident Evil.
Quem é fã da saga Resident Evil e pesquisa a fundo suas origens deve saber que Shinji Mikami juntou os mortos vivos dos filmes de Romero e alguns elementos de Alone in the dark (PC, 1992) e de Sweet Home (NES, 1989), e é exatamente deste último game que iremos falar.
Lançado em 1989 pela Capcom exclusivamente no no Japão, o jogo tem como inspiração um filme homônimo, lançado naquele mesmo ano.
https://www.youtube.com/watch?v=d_tcajZx_XA
A história de ambos gira em torno de uma gravação de um documentário em busca de um quadro, este que seria o ultimo pintado pelo famoso pintor Mamiya Ichirou, dono de uma antiga mansão. Ao entrarem na casa do falecido, acabam despertando uma maldição feita pela esposa do artista.
O game possui 5 personagens e tem uma mecânica semelhante aos antigos J-RPG’s, como Dragon’s Quest. A mecânica do jogo era um pouco mais elaborada, sendo possível dividir a equipe em duas e podendo junta-las em momentos de combates. Sweet Home foi um dos primeiros a trazer violência nas cenas de mortes com muito sangue.
Alguns pontos semelhantes de ambos os jogos:
- Ambos os games se passam em uma mansão no meio da floresta;
- Ambos tem cenas de portas abrindo ao entrar em salas;
- Inventário limitado;
- Cenas violentas de morte;
- Habilidades especificas que cada personagem possui.(como lock pick da Jill por exemplo);
- Puzzles para liberar itens ou passagens;
- Diários e arquivos que nos contam mais sobre o enredo;
- Poucos itens de cura;
- Múltiplos finais, sendo um perfeito.
Então, devemos agradecer a Sweet Home pela existência de jogos como RE, RE4 e RE7 e entre outros jogos da franquia que conquistou fãs de todo o mundo.