Nascido na Califórnia em 1976, desde cedo Christopher Tin esteve cercado de música. Com o tempo o filho de imigrantes chineses se aprofundou no assunto na Universidade de Oxford e “Colégio Real de Música” (ou RCM, respeitado conservatório musical em Londres) e o resultado não podia ser outro: Baba Yetu (Civilization IV, PC, 2005), sua primeira composição para um videogame, lhe rendeu tanto uma indicação quanto o primeiro Grammy entregue a um jogo na história da premiação.
A música faz parte da abertura do jogo e evidentemente celebra a diversidade e possibilidades ao qual a bem sucedida franquia de estratégia baseada em História se propõe: trata-se de uma tradução do Pai Nosso em suaíli. Sim, é a obra prima de um descendente de asiáticos que se expressa com uma oração cristã em uma língua africana para um jogo americano – ouvir e se emocionar, é só começar:
Tin compôs novamente para Civilization VI (PC), lançado em outubro de 2016. Sogno di Volare (italiano para Sonho de Voar, em tradução livre), traz a mesma competência e paixão do artista, agora com influência europeia:
E que ele continue a nos encantar muito mais nos anos por vir.