Notebook Gamer Aspire VX de entrada da Acer entrega bom desempenho para jogos e trabalho

Se você está procurando por um notebook gamer, é bem provável que algum modelo do Aspire VX, linha de notebook gamer de entrada da Acer, tenha aparecido em seu caminho. Nesta análise vamos falar das principais características deste pequeno monstro.

Para começar, a máquina possui dois modelos, que se diferenciam nos processadores, na memória ram e placa de vídeo. O modelo mas básico, Aspire VX5 é equipado com um Intel i5 7300HQ de 2.5 a 3.5 GHz, 8 GB de RAM DDR4, HD de 1 TB e uma placa de vídeo Geforce GTX 1050 da Nvidia. O segundo modelo, que foi o mesmo testado pelo JT, é o Aspire VX15. Essa versão vem com um Intel i7 7700HQ de 2.8 a 3.8 GHz, 16 GB de RAM DDR4, HD de 1 TB e uma placa de vídeo GTX 1050 Ti. Os preços oficiais variam entre R$4999 e R$5999.

Visão geral

O Acer Aspire VX possui uma tela Full HD de 15,6 polegadas, uma resolução básica para games e entretenimento como YouTube e Netflix. A tela não é IPS e a imagem distorce um pouco em ângulos mais abertos, mas no uso normal, visto de frente, o LCD entrega uma boa nitidez.

O design do computador é bastante imponente, com linhas arrojadas e detalhes em vermelho. O teclado é retro-iluminado também na cor vermelha, seguindo o padrão de design estabelecido pela marca. As duas saídas de ar traseiras também chamam atenção e não estão aqui só para enfeite.

O plástico possui uma fina rebarba na parte frontal, na junção entre a parte do teclado e a casca. Contudo, isso não é algo muito grave e que venha a incomodar na jogatina. A impressão geral é de um computador elegante e bastante leve para um notebook dessa categoria, com seus 2,5 kg. É válido ressaltar que apesar de ser feito em plástico, o equipamento passa firmeza.

Teclado retroiluminado, tela com boa nitidez e refrigeração eficiente são pontos que fazem diferente no uso frequente.

O computador apresenta desempenho muito bom para usos mais exigentes, como um desenvolvedor de games ou um arquiteto, que precisa trabalhar com softwares gráficos pesados. Em programas como Blender e Unity3D o notebook apresentou desempenho sensacional, e manteve uma temperatura confortável.

Uma grande surpresa ficou por parte dos auto falantes, que para um notebook surpreendem pelo bom funcionamento com o sistema de som Dolby, definindo muito bem o som em volumes  razoáveis. De qualquer forma, recomendamos o uso de headphones se você deseja ter uma experiência mais imersiva enquanto joga ou assiste alguma série, por exemplo.

Infelizmente o computador não vem com um SSD equipado de fábrica, mas é possível fazer um upgrade sem perder o espaço de armazenamento de 1 TB, uma vez que o aparelho possui uma porta M2.

A tampa imita aço escovado e tem um bom acabamento, com a presença da cor vermelha em todos os lados

Jogos

Chegamos na parte mais interessante dessa análise: a capacidade de rodar games pesados. O notebook conseguiu rodar facilmente o Assassin’s Creed Origins em uma qualidade gráfica pré-estabelecida pelo game, com algumas quedas de frame, que podem ter sido provocadas pela própria otimização do jogo, visto que isso acontece no AC nas mais diversas configurações de computador. Durante a jogatina de quase duas horas o corpo do notebook esquentou bastante, mas nada preocupante, pois as ventoinhas foram bem eficientes e conseguiram retirar uma grande quantidade de calor de dentro do computador sem emitir muito ruído. Após a jogatina, bastaram cinco minutos para que o notebook voltasse para uma temperatura agradável. Veja a gameplay a seguir.

Podemos dizer o mesmo para The Division e PUBG, títulos que tem fama de serem razoavelmente pesados e infelizmente, também sofrem com quedas de frame, principalmente o PUBG. Entretanto, o notebook teve um bom desempenho e proporcionou uma jogatina tranquila e de boa qualidade gráfica. Veja as gameplays a seguir.

Além dos games citados acima, o Aspire VX15 consegue rodar títulos mais recentes acima de 40 frames por segundo, na qualidade gráfica média ou alta e em full HD. Alguns exemplos são: The Crew 2, Far Cry 5, Fortnite, Need For Speed Payback e Call of Duty WWII. Você pode conferir uma lista bem completa no site Notebook Check, que faz testes e benchmarks em centenas de jogos, em praticamente todos os modelos de placa de vídeo no mercado.

Conclusão

É válido lembrar que esse é um notebook de entrada, e uma comparação com equipamentos de categorias mais elevadas ou com desktops seria desleal. A nossa conclusão é que o Aspire VX15 entrega um bom desempenho para jogos, em configurações visuais entre médio e às vezes no alto. Não se pode esperar rodar games pesados no ultra com uma 1050 Ti e olha que as GPU’s da Nvidia a partir da série 900 reduziram bastante a diferente das mesmas versões presentes em desktops. Esse é um sinal positivo para quem não abre mão do desempenho para ter portabilidade. O maior inconveniente fica mesmo por conta do preço.

O Notebook Aspire VX15 foi cedido para analise pela Acer Brasil

Post Author: GiovanniT

Estudante de jornalismo e gamer desde sempre. Quando criança teve apenas um Dynavision e um PC razoável. A felicidade maior foi quando conheceu a Steam e comprou seu Xbox One. Gamertag/Live: Dukalav

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *