A grande segunda guerra: uma realidade retratada em games e cinema

Com o lançamento do Call of Duty: World War II, me veio as lembranças dos grandes jogos e filmes baseados na Segunda Guerra mundial, pois a alguns anos este tema era muito explorado no cinema e nos videogames, principalmente na quinta geração de consoles (Em grande parte no Playstation 1).

Pensando nisso, eu separei alguns jogos e filmes que se baseiam em algum evento real ocorrido na época da grande batalha.

“A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo — incluindo todas as grandes potências — organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo.”
(texto retirado da página de pesquisas Google sobre a Segunda Guerra)

Começando pelo famoso DIA D (Dia 6 de junho de 1944, dia em que os aliados invadem a Europa pela Normandia para acabar de uma vez com os Nazistas).

O filme mais famoso que retrata esse dia é “O Resgate do Soldado Ryan” (Saving Private Ryan) ganhador de 5 Oscar, onde retrata o desembarque das tropas em uma praia da Normandia através de fortes ataques nazistas.

Jogos que retratam esse episódio é o aclamado Medal Of Honnor: Frontline (2002) onde a cena do desembarque é logo na primeira missão.

Hoje pode parecer bem simples, mas essa fase do jogo pra época era incrível pois, havia muita coisa acontecendo na tela como, soldados morrendo, aviões sobrevoando e atacando a praia, metralhadoras atirando a todo momento.

Ainda na série MoF, temos o Allied Assalt, também em 2002 porém lançado para computadores.

Além do desembarque, o Dia D também teve a participação de paraquedistas que foram lançados atrás das linhas inimigas, e aqui também temos jogos e uma série que retrata essa operação:

A Série “Band of Brothers” (HBO) segue a história de um pelotão que paraquedou na batalha para capturar pontos estratégicos para facilitar o avanço dos aliados até a Alemanha.

O que torna essa série interessante é que além de ser baseada em um evento real, os personagens também foram baseados em pessoas reais, a HBO reuniu veteranos de um pelotão para poder nos mostrar com mais riquezas de detalhes de como realmente foi esse evento.

Medal of Honor retrata bem esse épisódio em MOH: Airbone:

O primeiro game da série Call of Duty também retrata os paraquedistas aliados:

Gostou? Em breve trarei a segunda parte desse artigo falando sobre a batalha de Stalingrado.

Compartilhe!

Post Author: Felipe Costa

Amante de games, animes e desenho. Deficiente visual de dia e combatente do crime com uma roupa vermelha a noite.

2 thoughts on “A grande segunda guerra: uma realidade retratada em games e cinema

    O Critico

    (18 de janeiro de 2018 - 22:40)

    O Link do video esta off 🙁

      Felipe Costa

      (18 de janeiro de 2018 - 23:12)

      Opa! Acabei de corrigir, obrigado pelo aviso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *