Analisando o inimigo: Quem ou o que é Nemesis?

Todos os old-gamers que plugavam seus memory cards no saudoso Playstation 1 – ou outro console que recebeu Resident Evil 3 – conhecem de alguma forma o vilão Nemesis, nem que seja apenas vê-lo na capa do jogo ou acompanhar algum amigo jogando. Mas, além de ser aquele monstro implacável que te persegue o jogo inteiro com um belo sorriso, quem ele realmente é?

Vamos então fazer um pente fino em alguns outros jogos da franquia pra tentar desvendar esse icônico personagem que popularizou ainda mais a saga.

CUIDADO: SPOILER DE VÁRIOS JOGOS DA FRANQUIA

Pra entender a origem dele, vamos voltar a mansão do primeiro jogo, pois lá, a Umbrella Corp estava desenvolvendo sua arma biológica suprema: o Tyrant.

Criado em 1988 por Willian Birkin e Albert Wesker, o Proto-Tyrant – ou T-001 – foi criado através de pesquisas com o T-Virus, vírus criado com a mistura do vírus progenitor e sangue sugas, que deu origens aos zumbis e outros monstros do jogo.

Tyrant tinha uma força incrível e uma grande resistência a danos, mas a sua maior qualidade era sua inteligencia, pois era capaz de obedecer ordens simples. Seus únicos pontos fracos eram seu coração, que por ser muito grande ficava na parte externa de seu corpo, igual sua coluna cervical, que também era exposta.

Criar um Tyrant não era fácil, pois apenas 1 em cada 10 milhões de cobaias tinham um DNA capaz de suportar o T-virus sem comprometer o cérebro, que era a chave para a criação do monstro.

Além dos pontos fracos, o T-001 apresentou alguns problemas, pois, como foi crado com o T-virus, seu corpo sofria una necrose muito avançada e no fim das contas foi considerado um projeto falho.

Tyrant T-001 aparece em Resident Evil 0 e Resident Evil Umbrella Cronicles

Em 1991, Sergei Vladmir, ex-coronel do exercito soviético se junta a Umbrella e começa a trabalhar no projeto Tyrant, criando novas variações do monstro.

Após T-001 ser considerado uma “falha”, ele é transferido para uma instalação secreta nas montanhas Arklay, onde por algum motivo consegue se soltar e vagar pelas instalações onde é derrotado por Rebecca e Billy em RE-0. Então a equipe responsável pelo projeto Tyrant (Birkin e Wesker) coletaram informações da batalha e criaram o T-002, uma variação mais rápida, mais forte e mais resistente da versão anterior.

Feito todos os procedimentos, a Umbrella achou que seria hora de testar o T-002 em campo. Criaram então o projeto chamado “Dia-D“, que consistia em colocar uma equipe treinada contra a criatura e outras armas bioquímicas da empresa.

Pra isso, Wesker havia se infiltrado na Policia de Raccoon City, mais precisamente na equipe de força de elite, os S.T.A.R.S.. Devido a sua inteligencia e capacidade de liderança, acabou assumindo o posto de chefe da equipe. Então, causou todo o incidente na mansão Spencer – onde se passa o primeiro game – para tentar “solucionar” os assassinatos bizarros que estavam ocorrendo na região, mas claro, tudo não  passando de uma grande armação da Umbrella.

O T-002 tinha um limitador de poder que o deixava mais fácil de ser controlado, ainda sim esse limitador é desfeito caso o monstro receba muito dano durante uma batalha, deixando-o quase indestrutível.

Os testes indicaram uma grande melhoria de inteligencia, pois, Wesker secretamente havia programado Tyrant pra ataca-lo afim de forjar sua morte e poder vender os dados do projeto para uma organização rival a Umbrella. Melhorias significativas também em sua resistência, já que armas simples não lhe causavam dano.

T-103 foi a resposta da Umbrella contra a derrota dos Tyrants. Uma arma quase perfeita. Agora muito mais inteligente, o T-103 era além de tudo bem mais fácil de ser reproduzido em massa.

Criado entre o cruzamento de dados do T-002 e de pesquisas com homens jovens entre 16 e 20 anos, devido a produção de beta hetero asertonina, que diminuía drasticamente a rejeição do T-virus ao cérebro. T-103 – ou “Mister-X” – usava uma roupa que além de protege-lo de projeteis, limitava parte de seu poder. Ao sofrer muito dano, o mesmo rompe sua roupa e sofre uma mutação chamada de Super-Tyrant, em que surge longas garras mortais em ambas as mãos.

Sabemos que um deles estava na R.P.D. (Departamento de Policia de Raccoon City) para recuperar uma amostra do G-Virus e outras 5 unidades foram despachadas ao longo da cidade pra combater os soldados presentes.

Mister-X já tinha quase todas as características de Nemesis. Obedecia ordens complexas e executava qualquer inimigo que tentasse interferir em seu objetivo. Sempre que pensamos ter o derrotado, T-103 se levantava novamente.

Pronto! Temos parte da receita para se criar um Nemesis. Agora vamos acrescentar o Ne-Alpha!

Ne-Alpha é um parasita criado pela Umbrella francesa em 88. Basicamente ele se hospeda no cortex cerebral do individuo, deixando-o mais suscetível a receber ordens.

Um Ne-Alpha foi injetado na medula de um T-103, que ao se espalhar começou a aplicar uma série de mudanças na cobaia, uma das mais notáveis é o surgimento de um segundo cérebro atrás da cabeça da criatura, dominando todas as suas ações. Com isso, deixou T-103 tão inteligente que era capaz não só de obedecer ordens, mas de tomar suas próprias decisões para completar a tarefa.

T-103 também era capaz de usar armamentos pesados com precisão, desviar de ataques e criar estratégias para eliminar seus alvos. Além de tudo, a mistura criou uma especie de regeneração, mas que não funcionava corretamento, trazendo graves deformações ao T-103.

(Curiosidade: Lisa Trevor, de RE Remake, tinha o parasita, além de outros vírus da Umbrella. Foi nesse tipo de testes com ela que levou Dr. Birkin a descobrir o G-Virus)

 

O cruzamento de um T-103 com o Ne-Alpha criou então “Nemesis T-Type”.

Na mitologia grega, Nemesis é a deusa da vingança. Esse nome foi dado pois o monstro foi programado para se vingar dos membros restantes  da S.T.A.R.S. pela destruição dos outros Tyrants e da Umbrella durante o incidente no primeiro game. Por isso que ele sempre grita: STARS!

Gostou? Comente sobre outros monstros de Resident Evil você gostaria de saber mais. A sua participação é importante pra nós.

Post Author: Felipe Costa

Amante de games, animes e desenho. Deficiente visual de dia e combatente do crime com uma roupa vermelha a noite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *