Jogos esquecidos de 2017 que merecem sua atenção

E aí, Joystickers!

Entramos em um novo ano já há duas semanas, e para preparar o terreno para o que vem por aí gostaria de fazer uma lista diferente: jogos que foram lançados em 2017 e merecem sua atenção, mas que acabaram sendo ofuscados pelos grandes lançamentos. Muito se falou sobre Zelda, Mario, Horizon:Zero Dawn, Persona, mas alguns títulos que fornecem experiências únicas passaram batido diante de tantas estrelas. Vamos dar uma olhadinha em alguns deles? Confira a lista a seguir!

Sundered

A arte e a escala de Sundered são de deixar qualquer um boquiaberto. Imagem: https://thunderlotusgames.com/media-packs/

Desenvolvido pelo mesmo estúdio responsável pelo belo Jotun, Sundered é um Roguelike, Metroidvania em que você é Eshe, um andarilho que se vê preso em cavernas que deve explorar, derrotando diversos inimigos, seres divinos e monstros épicos. Conforme derrota essas criaturas, você ganha experiência para investir em uma árvore de habilidades, escolhendo se corromper com os poderes divinos concedidos por um dos seres, ou manter sua humanidade. A arte e as animações do game são fantásticas, feitas completamente a mão. Sundered está disponível para PC e PS4.

Perception

Perception abre mão de um visual super trabalhado para proporcionar ao jogador a experiência de viver sem enxergar. Imagem: http://www.thedeependgames.com/gallery-1/4wjyuo9rismt0lrba47ps3zvr3pkd1

Perception é um jogo de terror e aventura em primeira pessoa. Chamou muita atenção durante sua fase de divulgação justamente pelo seu maior diferencial: Cassie, a protagonista, não enxerga, e se localiza pelo ambiente por meio dos sons. A jovem é constantemente atormentada por pesadelos em que se encontra em uma estranha mansão. Após meses de pesquisa, ela descobre se tratar de um local real, na cidade de Gloucester, em Massachussets. Inclinada a resolver esse mistério, Cassie decide ir à mansão, e acaba descobrindo que as coisas são piores do que parecem, com entidades assombrando o local, que começam a perseguí-la. O título foi desenvolvido pela The Deep End Games, um estúdio composto por veteranos que trabalharam nas séries Bioshock e Dead Space. Perception foi lançado para PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

Nex Machina

Nex Machina é um jogo frenético, com arte caprichada, lotada de partículas. Imagem: http://www.housemarque.com/games/nexmachina/

Uma ode aos clássicos shoot´em up, Nex Machina é desenvolvido pela Housemarque, que também nos trouxe Super Stardust e Resogun. A direção artística é espetacular, com partículas explodindo por todos os cantos, trabalhada em volta de voxels, os “pixels 3D”. O gameplay é frenético, apresentando uma dificuldade relativamente alta para aqueles que buscarem os 100%, uma vez que os extras e colecionáveis exigem alto nível de habilidade, reflexo e raciocínio para serem coletados. O jogo foi disponibilizado para PC e PS4.

Observer

Observer tem fortes referências ao clássico Blade Runner, apresentando uma estética Cyberpunk com terror. Imagem: https://www.observer-game.com/

Dos mesmos criadores do aclamado Layers of Fear, a Bloober Team, Observer é um jogo de terror em primeira pessoa de estética Cyberpunk, apresentando fortes inspirações e referências de grandes clássicos do gênero, como Neuromancer e Blade Runner. Ambientado no ano de 2084, você encarna Daniel Lazarski, um detetive neural de elite conhecido como o Observador. Seu diferencial é poder acessar a mente daqueles que você investiga, por meio da conexão com o implante presente em suas cabeças. Inesperadamente, Lazarski recebe uma ligação de seu filho há muito sumido, e decide investigar mais a fundo para saber o que de fato aconteceu. O jogo se divide em momentos de investigação e terror, apresentando sua verdadeira face durante os trechos em que você explora a mente dos investigados. Observer foi lançado para PC, PS4 e Xbox One.

Tacoma

Há trechos de narrativa em cada canto de Tacoma, que complementam e enriquecem o enredo principal. Imagem: https://tacoma.game/

Tacoma é um jogo de aventura em primeira pessoa com foco na narrativa, desenvolvido pela Fullbright, estúdio que nos trouxe Gone Home, elogiado pela sua história tocante. No jogo, você é uma representante de uma grande empresa de exploração espacial, responsável por investigar o que aconteceu com a estação espacial de Tacoma, com a qual perdeu-se o contato, através da recuperação dos dados armazenados pela IA do local, Odin. A narrativa é bastante imersiva, se desenvolvendo através de gravações dos eventos dos últimos meses feitas por Odin, e se torna ainda mais rica com os detalhes espalhados pelo cenário, que complementam o enredo. O título está disponível para PC e Xbox One.

 

2017 foi um ano fascinante para os jogos, cheio de títulos fortes que nos fizeram rir, chorar, nos divertir, e viver experiências únicas que somente os videogames podem no proporcionar. Que outros jogos você acredita que foram grandes títulos, mas que acabaram esquecidos? Comente aí!

 

 

Compartilhe!

Post Author: Renan da Silva Dores

Renan é um desenvolvedor de jogos recém-formado pela PUC-SP, e joga desde que se entende por gente. Tem mais afinidade pelos exclusivos da Sony, mas se tivesse dinheiro o suficiente, teria todas as plataformas sem pensar. Ama ler, ouvir música, e é um aficionado por tecnologia, sendo secretamente um replicante (Cyberpunk na veia). Atualmente, dá aulas de inglês enquanto caça uma oportunidade no ramo de jogos.

2 thoughts on “Jogos esquecidos de 2017 que merecem sua atenção

    Herbert Viana

    (16 de janeiro de 2018 - 19:38)

    Muito boa lista Renan! Apesar de não ter jogado, o pouco que vi de Last Day of June me chamou muito a atenção!

    Caio de Castro

    (17 de janeiro de 2018 - 11:44)

    To de olho nesse Tacoma, deixa ele entrar numa sale haha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *