As melhores configurações para seu PC Gamer (2016)

ARTIGO - PCs GAMERS

As melhores configurações para seu PC Gamer
(2016)

 

Muitas pessoas que estão começando a montar seu PC tem dúvidas sobre qual a melhor configuração na qual devem investir  seu dinheiro. Baseando-se nisso criamos um ranking de 3 de boas configurações, começando do mais caro ao melhor em custo/benefício.
Antes de revelar as dicas de uma boa configuração, vamos falar um pouco de cada componente do PC. Então aí vai nosso Resumão de PC:


Gabinete:

Por que começar com o Gabinete? Bem, nem todos tem o conhecimento de que esta é uma das mais importantes aquisições na hora de comprar um PC Gamer. Ele comportará todos os hardwares que você vai comprar, então escolher o melhor é fundamental para não ter problemas com compatibilidade de Placa-Mãe (ATX/Mini-ATX/Micro-ATX) e Placa de Vídeo (GPU).
Você deve adquirir o melhor case, que tenha um ótimo gerenciamento de Ar, com as posições de coolers bem alinhadas e a Fonte ATX na parte inferior. A importância em a fonte estar na parte inferior é porque o ar quente sempre fica na parte superior do gabinete. Então não ter atenção na compra de um case, pode dar dores de cabeça no futuro, com relação ao desempenho de sua máquina.


Placa Mãe:

Os requisitos básicos para uma boa placa são: marca, socket e se tem suporte a overclock(OC). O motivo de suporte a overclock é a garantia de que resistirá a variações de energia. Os modelos ATX tem como padrão 305 x 244 mm. No entanto, há ainda algumas versões menores, como o Mini-ATX, com 284 x 208 mm, e o Micro-ATX, com 244 x 244 mm. Atualmente, as placas AT estão obsoletas, foque em um modelo ATX.


Processador:

Temos duas empresas bem conhecidas no mercado: a AMD e a Intel.

A AMD tem seu foco em jogos, sendo que uma grande vantagem é que além do processador, a empresa também fabrica placas de vídeo, sendo assim quando o PC usa ambos componentes, a comunicação entre CPU e GPU é mais harmônica, dando uma grande diferença no gráfico. Outra vantagem é preço, sendo muito mais em conta que o concorrente. Uma desvantagem é seu consumo excessivo de energia.

A Intel tem seu foco no desempenho do sistema. Como a empresa investe em inovação tecnológica, está sempre buscando o melhor desempenho com eficiência e sustentabilidade, seu produto tem vida útil e economia de energia melhores. A única desvantagem que vemos é seu preço, dependendo da máquina isso pode representar  um valor de 35% a 50% sobre o valor total.


Memória RAM:

Memória de Acesso Randômico! Bem, muitas pessoas não conhecem este nome e nem sabem para que serve, este tipo de memória é utilizado pelos programas que são executados em seu sistema operacional. Exemplo: o navegador do PC utiliza 70MB para ficar ativo enquanto navega, se você executar um game muito pesado ele tende a usar de 2GB a 8 GB da sua memória, fazendo seu computador trabalhar em seu desempenho máximo.

Conclusão: quanto mais memória RAM(em GBs) e taxa de transferência de dados(CLOCK), mais fluidez e estabilidade você terá em sua máquina. Fique atento ao clock da memória, pois quanto maior for, melhor ela trabalha. Modelos com dissipador de calor tem uso da tecnologia de overclock permitido que você possa fazer uma customização na frequência, aumentando seu desempenho.


Disco Rígido:

Atualmente, as empresas trabalham com dois tipos de disco, HDD ou SSD. O primeiro é o disco convencional(mecânico) e você poderá encontrá-lo com as interfaces IDE ou SATA, busque sempre pela interface SATA, uma vez que o IDE lhe trará baixas na transferência de dados entre seu HD e sua placa mãe. Este tipo de disco possui taxas de rotação por minuto denominadas RPM e você encontrará duas velocidades 5400RPM ou 7200RPM, quanto maior a velocidade, mais rápido a leitura e escrita no disco, mas a temperatura interna também será maior. Do outro lado da mesa de trabalho temos o SSD, uma tecnologia que ganha cada vez mais o mercado por sua grande velocidade de escrita e leitura, baixo consumo de energia e baixa temperatura de trabalho. Esta tecnologia tem custos elevados, portanto a alternativa é montar uma combinação de HDD e SSD, desta forma o disco mais rápido fica responsável pelo sistema operacional e pelos outros aplicativos(como seus jogos) enquanto que seu HDD cuida do armazenamento de dados(aquelas fotos, seu currículo e etc).


Placa de Vídeo:

Placa de vídeo ou GPU é um item indispensável, com vários modelos, marcas e fabricantes, deixando nós consumidores loucos na hora da compra. A dica é olhar com atenção todas as informações sobre elas, tamanho, configurações e versão.
A GPU (Unidade de Processamento Gráfico) é quase que uma placa-mãe secundária em seu PC, tendo memória RAM e processador próprios. Atualmente se encontram GPUs com até memória RAM(DDR5), que são extremamente rápidas em relação às memórias DDR3 utilizadas nos PCs. Esta tecnologia é muito avançada e permite que os gráficos sejam processados de maneira fluída mesmo em resoluções altas como 4k, 6k e 8k(single screen).


Cooler:

Cooler, fans ou ventoinhas. Os famosos ventiladores, eles tem o trabalho de resfriamento de sua maquina, muito importantes, e tem os watercoolers (Cooler de resfriamento a Liquido), lembrando que o liquido é um aditivo, ele seria especificamente para quem faz uso de Overclock (OC).Vale  lembrar que um bom cooler deve ter um ótimo dissipador de calor, não esqueça.


Fonte:

Fonte de Alimentação ATX (Tecnologia Avançada de Extensão), Não temos muito a dizer, mas ela faz a magia toda acontecer, nota-se que tem modelos com variações de potência, então, escolha sempre uma que sobre pelo menos 200 watts, para que o seu computador tenha uma folga e trabalhe bem, gerando uma vida útil a sua fonte e componentes.


PC Serie Ouro.


Artigo PC Ouro

Processador:

Intel

Intel® Core™ i7-6700K Processor (8M Cache, up to 4.20 GHz)

AMD

AMD FX 9590 Octa Core

Memória RAM:

Intel

Predator Memory Black – 64GB Kit*(4x16GB) – DDR4 3000MHz Intel XMP CL15 DIMM

AMD

FURY Memory Red – 32GB/8GBx8GBx8GBx8GB Module

Placa Mãe:

Intel

SABERTOOTH-Z170-S

AMD

SABERTOOTH 990FX R2.0

Unidade SSD:

HyperX Predator PCIe SSD 480GB

Disco Rígido HDD:

HD WD SATA 3,5´ Puple Surveillance 6TB 7200RPM 16MB Cache SATA 6.0Gb/s – WD60PURX

Placa de Vídeo:

NVIDIA

2x GeForce GTX 1080

RADEON

AMD Radeon R9 390 II Devil

Dissipador de Calor (Cooler):

MasterLiquid Pro 240

Fonte:

Corsair ATX 1500W

Gabinete:

HAF Stacker 935


PC Serie Prata.


Processador:

Intel

Intel Core i5-4440 Haswell

AMD

AMD FX 8320E Octa Core

Memoria RAM:

FURY Memory Red – 16GB/8GBx8GB Module

Placa Mãe:

Intel

ASUS B85M-E/BR

AMD

AMD M5A97 PRO

Unidade SSD:

Now V300 120GB

Disco rígido HDD:

Barracuda para desktop 6 Gb/s 1 TB ST1000DM003

Placa de Video:

NVIDIA

Nvidia Gforce GTX Titan X

RADEON

AMD Radeon R7 370

Dissipador de Calor (Cooler):

Seidon 120V

CoolerMaster Sickleflow

Fonte:

Corsair ATX 750W Modular

Gabinete:

K280


PC Serie Bronze.


Processador:

Intel

Intel Core i3-4360 Haswell

AMD

AMD A8 7600 Quad Core

Memória RAM:

Kingston HyperX FURY 8GB/4GBx4GB 1333Mhz

Placa Mãe:

Intel

Asus H81M-CS/BR

AMD

ASUS A88XM-A

Unidade SSD:

Now V300 60GB

Disco rígido:

Barracuda para desktop 6 Gb/s 1 TB ST1000DM003

Placa de Vídeo:

NVIDIA

GeForce GTX 650 Ti 2GB DDR5 128-Bits

RADEON

Radeon HD 6570 OC Edition 4GB DDR3

Dissipador de Calor (Cooler):

Cooler Gamer DeepCool GAMMAXX

CoolerMaster Sickleflow

Fonte:

CoolerMaster 650W

Gabinete:

Elite 430 Black


Essas configurações são uma base ou linha de pensamento para você que vai comprar um PC para jogos, no entanto você mesmo pode customizar quando for comprar, mas sem perder o foco.

Espero que este artigo tenha ampliado sua
visão no que se refere a PCs e quem sabe ter tirado algumas de de suas
duvidas ou sanado as curiosidades.

Comente abaixo se você gostou ou o que você
retirou de produtivo Abraços a todos.

Compartilhe!

Post Author: Phellype PH

24 Anos, atua na área de Software e Hardware, tem como Hobbies, caminhar, jogar Tênis, ciclismo, xadrez e logicamente a Jogatina diária. Editor de Artigos aqui no seu local favorito para games, Nosso Joystick Terrível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *