Os JRPGs clássicos encontram o Cyberpunk – Conheça Jack Move

E aí, Joystickers!

Não é novidade para ninguém que sou apaixonado pela estética Cyberpunk, e estou sempre de olho em novos games, filmes e livros que seguem essa temática. Dessa vez, venho recomendar um jogo indie que descobri navegando pelo itch.io (um ótimo site para se encontrar grandes jogos indie). Jack Move é um JRPG clássico, que traz influências de grandes obras Cyberpunk, como Neuromancer, Blade Runner e Akira.

Imagem: So Romantic

No game, você encarna Noa, uma Hacker que mergulha em um mundo de assassinato, sequestro e outras obscuridades para ir em busca de seu pai desaparecido. Ainda em um estágio inicial de desenvolvimento, Jack Move tem uma demo disponibilizada para testes, mostrando os principais elementos do título. O trecho cobre a busca de Noa por um módulo de um robô M30. O visual é deslumbrante, composto de uma Pixel Art de muito bom gosto. Em combate, as animações são muito bem trabalhadas e visualmente agradáveis. A trilha sonora também merece elogios, criando um clima tenso e que lembra bastante os clássicos Cyberpunk, como proposto. A navegação é feita de maneira aberta, como um jogo de ação, e tem seu combate baseado em turnos. É necessário planejar os melhores momentos para atacar, se curar e usar buffs ou debuffs para ganhar vantagens. Tudo é muito intenso e fluido,  proporcionando uma experiência extremamente prazerosa. Também é digno de nota a caracterização dos menus, feita de maneira bastante criativa, associando os já conhecidos menus de ataque, itens e outros a termos tecnológicos como “instalar software”, “instalar hardware”, “hackear” e “cache”.

Imagem: So Romantic

Porém, ainda há alguns pontos a serem revistos e aprimorados. Durante o combate, há uma barra de tempo referente a quando será seu próximo turno. No entanto, não há sentido para esta barra, já que os turnos aparentam ser pré-definidos já no início da batalha. Há a probabilidade de que um sistema seja implementado na versão final para atrasar turnos. Ainda assim, um sistema de velocidade de ataque seria uma aposta mais simples. Além disso, os ícones indicando os turnos ainda estão com uma visualização precária, podendo proporcionar certa dificuldade a alguns jogadores. Os controles também apresentam uma configuração um tanto estranha, diferente dos padrões de outros jogos para PC – usamos as setas para nos movimentar e os botões E, D, R e F para utilizar itens e interagir. De qualquer forma, segundo o desenvolvedor, o game ainda se encontra 15% pronto, e sem dúvida ainda receberá diversas melhorias até sua versão final.

Imagem: So Romantic

Mesmo em um estágio tão inicial, o game se mostrou extremamente promissor, divertido, de grande qualidade e seguindo com louvor suas influências. Jack Move tem previsão de ser lançado em 2021, com preço previsto de 20 dólares, ou 15 euros, para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC. Por enquanto, só há demos para Mac e PC, e você pode experimentá-la baixando-a por meio

deste link.

 

Compartilhe!

Post Author: Renan da Silva Dores

Renan é um desenvolvedor de jogos recém-formado pela PUC-SP, e joga desde que se entende por gente. Tem mais afinidade pelos exclusivos da Sony, mas se tivesse dinheiro o suficiente, teria todas as plataformas sem pensar. Ama ler, ouvir música, e é um aficionado por tecnologia, sendo secretamente um replicante (Cyberpunk na veia). Atualmente, dá aulas de inglês enquanto caça uma oportunidade no ramo de jogos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *