TOP 10 Easter Eggs dos Games – ESPECIAL DE PÁSCOA DO JOYSTICK TERRÍVEL

A Páscoa, festividade religiosa famosa aqui no Brasil, principalmente pelos deliciosos Ovos de chocolate a venda pelos mercados. Estes oriundo dos antigos “Egg Hunts” – ou Caça aos Ovos em bom português -, uma tipica brincadeira americana e inglesa que data do século 17 e que consiste em diversos ovos coloridos serem escondidos para crianças procurarem.

Nas mídias eletrônica, desde games até filmes, o termo “Easter Egg” se aplica a brincadeiras, imagens e muitas vezes referências ocultas muito bem escondidas e por si só são um prêmio por serem encontradas. O precursor de todos os Easter Eggs do mundo dos games é do game Adventure, do Atari. Qualquer curioso ou conhecedor da história do games já o conhece de cor. Naqueles remotos tempos a industria era diferente e a Atari, temendo que a concorrência descobrisse quem eram seus desenvolvedores para contrata-los, removia seus nomes de seus produtos. Discordando dessa ideia, Warren Robinet colocou seu nome escondido dentro do game, que só foi descoberto após um ano depois do seu lançamento e a saída de Warren da Atari. De lá pra cá, a Atari quis remover o nome dele – e removeu em relançamentos posteriores -, mas manteve o “easter egg” na época como incetivo para outros jogadores.

Imagem: eeggs.com

Criado por Warren Robinet, royalt silencioso e mortal.

Os Easter Eggs não são restritos apenas para jogos. Eles estão presentes em outras mídias também, a exemplo do famoso filme Fight Club (Clube da Luta), onde Tyler Durden (personagem de Bradd Pitt) adicionava pequenos easter eggs nos filmes que cortava para o cinema local que trabalhava. O interessante é que no filme notamos o mesmo tipo de Easter Eggs feito por Durden em seu trabalho – só que não tão “grotesco” quanto os mencionados no  filme.

Fight Club (1999) | Imagem: eeggs.com

“-Espere, eu já vi esse filme umas mil vezes, Tyler não havia sido apresentado ainda nessa cena!”

– Se acha isso é sinal de que você piscou na hora errada, amigo.

Nem mesmo o buscador mais famoso da internet escapou de ter seus Easter Eggs. O Google é cheio deles. O mais legal disso? Alguns são baseados em games. Experimente digitar no seu navegador “Do a Barrel Roll” ou “Zerg Rush” e veja por conta própria. Para um nerd mais literário, pesquise: “Resposta para a vida do universo e de tudo mais” para receber uma resposta pouco obvia para quem não conhece a Magnum Opus de Douglas Adams, mas que tem um imenso significado para quem conheceu sua obra literária. No mundo dos games temos o código mais famoso do mundo, que conseguiu a proeza de se tornar um grande Easter Egg em diversos jogos. Trata-se do Konami Code (BA) ou também conhecido como Contra Code. O código que dava 30 vidas no dificílimo Contra, de NES, tornando o árduo game da Konami mais “finalizável”. Embora tivesse conquistado a fama neste game, o código nasceu na verdade 2 anos antes, em Gradius, jogo de nave que permitia dar todos os power-ups ao jogador. O Código criado por um programador apenas para facilitar no gameplay de teste e acabou sendo esquecido na versão final. A fama do código é tamanha que marca presença em mais de 100 jogos hoje em dia, não apenas em títulos da Konami, como em títulos de outras produtoras, como Assassin’s Creed III por exemplo, ao usar o código próximo de um determinado Peru durante a sequencia 6 transforma a ave em um próprio assassino com uma touca característica da franquia.

fonte: assassinscreed.wikia

“We work in the shadow of the farm, to serve the light of the oven, We are Turkeys” 

E não apenas nos games o código se tornou famoso, como até mesmo internet afora, experimente por exemplo fazer o código da Konami no seu teclado em sites como o site de moda britânica da Vogue ou na wiki de Team Fortress 2 (como auxilio do ENTER ao final) para contemplar Easter Eggs dignos de curiosidade, o mesmo vale para o site oficial de Overwatch, o site oficial de Terraria e até mesmo o site do banco nacional do Canada, todos com seus Easter Eggs ativados pelo Konami Code, dentre outros sites mais da internet.

E para comemorar este elemento tão divertido de se encontrar nos games nós do Joystick Terrível escolhemos nossos 10 Easter Eggs dos games, não necessariamente em uma ordem de melhor para o pior ou coisa do tipo.

10° – Zone of the Enders the 2nd Runner e o Inception do Konami Code.

O game de mechas da Konami representou uma série de vida curta mas que teve destaque sendo tida por alguns como um dos melhores games de mechas. O segundo game da série apresentava como um de seus novos mechas o Vic Viper um robô com a capacidade de se transformar em nave, o nome dele para quem não sabe é o mesmo nome da clássica nave da série Gradius. Ao enfrentar o mecha no modo “Extra Mission Mode” e realizar o código da Konami o jogador ganha acesso a um mini-game denominado Zoradius no qual controla-se Vic Viper na forma de nave atirando contra inimigos usando seus característicos power-ups, com direito até mesmo a enfrentar os bizarros moais inimigos de Gradius aqui. Quer mais Easter Egg que isso? Se realizar o código novamente durante Zoradius você ganha acesso a todos os power-ups assim como em Gradius.

fonte: gradiushomeworld.co.uk

9° – Beyond Good & Evil, alem do Easter & Egg.

Durante o gameplay do excelente titulo da Ubisfot acompanhamos a jornada da detetive Jade que deve entre outros objetivos arrecadar grana para um orfanato, e um dos trabalhos tomados por ela é o de fotografar e catalogar cada uma das espécies de animais e insetos do game, um desses inseto encontrado uma unica vez no game é o Aedes Raymanis um mosquito muito peculiar que já apareceu antes em outro jogo do mesmo criador de Beyond G&E, trata-se do primeiro Rayman, onde o mosquito marca presença como o primeiro chefe pelo nome de Bzzit, até o nome cientifico dele em Beyond faz referencia ao Rayman.

(fontes: beyondgoodandevil.wikia.com e rayman.wikia.com)

8° – Diablo, the lord of good health

Eu sei eu queria citar aqui o nivel da vaca, mas vamos ficar com um um pouco menos obvio. O primeiro game da série ao entrar no lar do antagonista homonimo, o grande demônio pronunciava uma estranha frase de trás para frente que não demoraria para que extremistas ou radicais anti-games aqui e la pudessem apontar como alguma forma de alienação escondida na frase de trás para frente (os anos 90 eram assim, cheios de casos e boatos de discos de vinil de bandas de rock que quando rodados ao contrario tinham em suas letras citações demoníacas influenciando os jovens a cometerem suicídios ou outras atrocidades sociais :P) não demorou para que realmente alguém colocasse o áudio do Senhor do Terror de trás para a frente para descobrir que havia sim uma mensagem escondida ali dita pelo próprio demônio vermelho ao jogador:

fonte: Diablowikia

 

– Coma seus vegetais e escove os dentes após cada refeição.. é, no fim mesmo o Senhor do Terror aconselha uma alimentação saudável e cuidados higiênicos bucais… ou talvez os brócolis e os demais vegetais sejam originários do Inferno? Fico com a segunda opção.

 

7° – Metal Gear Solid 3: Snake Eater pesadelo selvagem.

Nós sabemos desde que os games são o que são a quantidade obscena de segredos e detalhes escondidos nos games da saga Metal gear Solid, e que se fazem presentes desde seus primórdios, a Magnum Opus de seu pai Hideo Kojima, Metal Gear Solid 3 possui alguns dos melhores Easter Eggs de todos os tempos, um deles pode ser localizado após a tortura de Volgin, salve seu game e quando você carregar o seu save você se deparara com um MGS3 muito diferente, controlando um homem com laminas enfrentando demônios em uma espécie de armazém, adquirindo até mesmo um modo de fúria onde seu personagem passa a se locomover como um animal.

fonte: es.metalgear.wikia.com

Após um tempo de dilaceração demoníaca Snake acorda revelando que o bizarro game que você jogava não passava de um pesadelo, sendo mais especifico é o alicerce de um game cancelado intitulado como Guy Savage. O melhor foi ver essa mesma piada sendo reutilizada de forma super criativa em MGS4.

 

6° – Metal Gear Solid 3: Snake Eater the End of The End.

Tida como a batalha mais criativa de toda a saga Metal Gear o chefe The End era um perigoso sniper que já havia vivido mais de um século de vida, e mesmo assim podia dar um trabalho infernal aos jogadores, mas dentre os múltiplos segredos e easter eggs escondidos na própria luta nenhum é tão lembrado quanto a forma mais fácil de mata-lo, como? Após salvar o game antes do confronto, caso o jogador venha a jogar o game somente uma semana depois Snake chegara ao campo de batalha e encontrara The End morto, pois o mesmo estava para morrer de velhice, o truque podia ser feito facilmente com o jogador adiantando o relógio do Playstation 2 em uma semana.

fonte: metalgear.wikia.com

5° Abzu – Procurando Easter Eggs

Abzu é uma espécie de Journey embaixo d’agua de 2016 cheio de belíssimos cenários, em determinado momento do game na fase do tubarão baleia é possível topar com dois peixes muito famosos da Pixar nadando juntos por estas águas.

 

4° – Sunset Overdrive – Reviver e referenciar

O divertido shooter de X-Box ONE foi um dos games mais marcantes do console e um prato cheio para nerds devido a seu alto numero de referencias, em especial nos seus mais de 10 respawns diferentes que referenciam elementos da cultura pop como De Volta Para o Futuro, Portal, Star Trek, O Chamado, e até mesmo Bill & Ted (imagem).

fonte: www.xboxachievements.com

3° – Kingdom Rush – Meu reino por uma referencia.

Quando cada frase de um jogo dita por seus personagens, por mais simples que sejam são na verdade referencias a outras coisas do mundo nerd sem duvida esse jogo merece ser mencionado aqui, no caso Kingdom Rush, os mais desavisados podem não notar mais vários diálogos são referencias e alusões a filmes, livros e outros elementos da cultura pop, com direito a Senhor dos Anéis, Star Wars, Quarteto Fantastico, 300, Game of Thrones entre outros, como diz Alleria, If it bleeds, I can kill it!

fonte: ironhidegames.com

2° – The Legend of Zelda A Link to the Past – A sala secreta de Houlihan

Essa daqui demorou anos para ser descoberta e é para os mais fortes e informados, em 1990 a Nintendo Power of America resolveu realizar um concurso que consistia em enviar uma foto de um gameplay do Final Fantasy I em um encontro com o Warmech (um inimigo secreto ultra raro de aparecer e mais poderoso que o chefe final), o vencedor teria como simples premio a inclusão de seu nome em um futuro game de NES, Chris Houlihan foi o vencedor, e seu premio ficou sem ser descoberto durante anos, até acidentalmente terem no descoberto, em uma sala cheia de ruppes (moeda do game) e ridiculamente difícil de se acessar, mesmo quando se tem 5 formas diferentes de acessa-la.

fonte: strategywiki.org

Os  meio são todos extravagantes e difíceis, remetendo aqueles truques impossíveis de se fazer no game, ou aqueles segredos mentirosos que seus amigos da primeira série te contavam na época.

 

1° – Borderlands 2 –  O lar do destruir de lares.

Quem conhece Borderlands sabe o quão maluco é o game, mas e quando a jogatina com ele te leva a praticamente outro mundo, ou melhor o mundo de outro jogo, pois aqui você pode ironicamente invadir o lar de um dos mais malditos destruidores de lares de todos os tempos, os Creepers de Minecraft.

fonte: borderlands.wikia

O caminho até eles se da pelas Cavernas Causticas do jogo, e não apenas eles estão presentes, como também as texturas de Minecraft fazem parte da entrada tendo de ser quebradas na base da porrada igual a mineração no jogo homenageado aqui.

Este post foi feito com apoio do Joysticker Caio Santiago.

Post Author: O Critico

Aspirante a escritor, investidor e criador de gado. ​"Minha vida se resume a jogar tudo que existe de bom antes da morte..." Me procure no Alvanista http://alvanista.com/thecriticgames

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *